Um dia após temporal histórico, Prefeitura segue prestando assistência à moradores e cuidando dos reparos por toda cidade

O temporal que caiu sobre Catalão na madrugada de ontem (29), considerado o maior desde a década de 70 na cidade, já passou. Os estragos e tantos danos materiais ainda são vistos e comentados por toda parte. Mas, a administração municipal numa força tarefa juntamente à defesa civil e Corpo de Bombeiros segue desde o momento da chuva forte e intensa zelando pelo município e seus moradores.

A ação da natureza foi tão forte que acabou sendo inclusive noticiada em rede nacional de televisão. Tudo aconteceu depois que três represas particulares se romperam por não suportar a enorme quantidade de água da chuva. Ruas, avenidas e vários locais públicos ficaram praticamente submersos, comércios e residências também contabilizaram danos. Uma das principais vias do município precisou ser interditada, estabelecimentos comerciais e escolas da região foram orientados a não funcionar. Para recuperar o mais rapidamente possível a cidade e evitar ao máximo os transtornos à população, a Prefeitura decretou situação de emergência e desde então tem agido rapidamente com equipes e maquinários em todas as áreas afetadas. E o trabalho foi também de assistência social. A equipe (Cras/Creas) realizou mais de 20 visitas às residências de acordo com as ocorrências registradas pelos bombeiros. As famílias atingidas pela chuva são residentes principalmente dos bairros Monsenhor Souza e Setor Universitário. Em caráter de urgência, foram distribuídas cestas básicas e colchões. Alojamentos foram ofertados em alguns casos e a Prefeitura disponibilizou também caminhões para fazer a mudança além de orientações sociais às famílias.

O Prefeito Adib Elias, Adriete Elias, Secretária de Promoção e Ação Social e cada um dos funcionários de todas as secretarias municipais se solidarizam com as famílias atingidas e com todo cidadão catalano, se colocam a disposição da sociedade. “Ninguém espera um temporal como esse, ninguém sabe quando vem uma chuva dessa proporção. Mas, todas as medidas estão sendo tomadas com responsabilidade e segurança e juntos nós vamos mais uma vez reerguer, reconstruir essa cidade que dia a dia é mais amada e querida por nossa gente”, disse Adriete Elias, Secretária de Promoção e Ação Social.

ASCOM – Prefeitura de Catalão