SEMMAC premia vencedores em concurso inédito de fotografia

A Prefeitura de Catalão por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC/Departamento de Educação Ambiental) realizou na manhã desta sexta-feira (11), a premiação dos vencedores do Primeiro Concurso Fotográfico denominado “Árvore do Cerrado: um olhar sobre o que nos cerca”. Uma alusão aos dias do Cerrado e da Árvore, celebrados todos os anos em setembro.

Seis crianças de diferentes idades e as escolas onde estudam, foram premiadas. Ao todo, participaram da disputa 265 meninos e meninas da rede municipal, estadual e privada de ensino. Eles concorreram em duas categorias: (1ª Categoria: alunos do 4º e 5º ano) e (2ª Categoria: alunos do 6º ao 9º ano).

Para participar do concurso, as crianças deveriam seguir as regras do mesmo. Basicamente, fazer o registro - em formato digital - de uma árvore do cerrado, exclusivamente, dentro da área urbana de Catalão e dos distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo.

Uma comissão foi formada com cinco membros: Engenheiro agrônomo, Biólogo, Geógrafos e o Secretário Municipal de Meio Ambiente. Eles foram os responsáveis por selecionar os melhores, mais belos e criativos registros.

O processo de inscrição e divulgação do resultado durou em média 15 dias. Recentemente, foram publicados os nomes dos vencedores e, nesta manhã aconteceu o encerramento do concurso com a entrega oficial dos prêmios para os três primeiros colocados e a escola correspondente ao classificado em primeiro lugar, de cada categoria. Foram: 1º lugar: notebook, 2º lugar: Celular e 3º lugar: bicicleta para ambos. Já a escola do aluno classificado em primeiro lugar, em cada categoria, recebeu um projetor de imagens (data show).

O secretário de Meio Ambiente, Silas José Tristão, se disse feliz pelo resultado. “Foi bastante diversificado com alunos de diferentes instituições. Para nós o mais importante foi promover com o empenho de toda a equipe da SEMMAC esse primeiro concurso que lida tanto com a construção educacional, como com o caráter e a responsabilidade ambiental e sustentável desses adolescentes. É uma responsabilidade muito grande. E pelo que pudemos ver, entendemos que toda comunidade escolar, crianças, pais e mães, estão envolvidos e atentos ao meio ambiente”, disse ele.

Leonardo Santa Cecília, secretário municipal de Educação, também participou da solenidade. Em seu discurso, fez questão de destacar que a questão da educação ambiental e a promoção da conscientização para a importância do mesmo vai de encontro com todo o projeto da atual administração municipal que se preocupa com a sustentabilidade e, mais do que isso, associa crescimento econômico e importantes investimentos na área.

Alunos vencedores e escolas premiadas:

  • CATEGORIA I

1º LUGAR

Autor: Gustavo Alexandre Ferreira (Recebeu um notebook).

Série: 4º ano

Escola: Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus

Espécie: Jacarandá

 

2° LUGAR

Autor: Antônio Carlos Pires Cassiano (Recebeu um celular).

Série: 5º ano

Escola: Escola Municipal Prof. Maria da Conceição Martins Silva

Espécie: Ipê Rosa  

 

3º LUGAR:

Autor: Rebeca Alves Vaz Santiago (Recebeu uma bicicleta).

Série: 4º ano

Escola: Colégio Objetivo

Espécie: Ipê Amarelo

 

  • CATEGORIA II

 

1º LUGAR

Autor: Isadora Borges B. Bernardo (recebeu um notebook).

Escola: 6º ano

Escola: Escola PAE – Pousadinha Antônio Emílio.

Espécie:  Cagaiteira

 

2º LUGAR:

Autor: Daniely Felipe da Silva (Recebeu um celular).

Série: 9º

Escola: Colégio Estadual da Polícia Militar Dr. Tharsis Campos

Espécie: Angico  

 

3º LUGAR:

Autor: João Emannuel Alves Martins (Recebeu uma bicicleta).

Série: 7º ano

Escola: Colégio Nossa Senhora Mae de Deus

Espécie: Sucupira

 

  • Escolas Premiadas: (Receberam um projetor de imagens/data show).

 

- Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus

- Escola PAE – Pousadinha Antônio Emílio

 

Cerimônia restrita:

Vale lembrar que a cerimônia de encerramento e premiação do concurso aconteceu com número reduzido de convidados em função da pandemia levando-se em consideração todas as medidas de biossegurança.

 

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

 

ASCOM – Prefeitura de Catalão.