Prefeito recebe catalano que teve artigo publicado em revista de maior expressão da dor no mundo

Esteve na sede do Paço Municipal na manhã desta quinta-feira (09), o catalano que teve um artigo com técnica inovadora publicado recentemente na revista PAIN, periódico de maior expressão da dor no mundo. Odontólogo por formação, Professor Doutor Yuri Martins Costa foi recebido no gabinete pelo Prefeito Adib Elias.

Foi uma visita informal para um bate papo descontraído no clima de quem realmente estava em casa. Prof. Dr. Yuri Martins Costa é de família conhecida, filho de João Bernardes Costa e Uberlândia Martins Costa, que inclusive junto a irmã Yara Martins, o acompanhavam. Atualmente, o catalano é docente na faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mas, foi no antigo Colégio Anglo que ele estudou ainda nos tempos do ensino médio, entre 2001 e 2004. Graduou-se em Odontologia pela Universidade Estadual de Maringá. Fez mestrado, doutorado e pós-doutorado (Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo e Universidade de Aarthus/Dinamarca, respectivamente). O vínculo com a terra natal continua forte também profissionalmente: o Prof. Dr. Yuri Martins Costa tem desenvolvido pesquisas da área da dor de cabeça junto ao também catalano, seu aluno de mestrado na UNICAMP, o neurocirurgião Dr. Lajovic Safatle.

Durante a visita, Prof. Dr. Yuri Martins Costa relembrou a trajetória e falou sobre a novidade da publicação do artigo de pesquisa original que já está disponível na versão eletrônica. É uma técnica inovadora que permite diagnóstico preciso e completamente remoto de pacientes com dores musculares ou nas articulações, e representa um avanço para a telemedicina e teleodontologia.

Num dos momentos do encontro, Dr. Yuri falou sobre levar o nome de Catalão mundo afora. “O sentimento é de gratidão, felicidade e orgulho por poder sair de onde fui criado e onde está minha família levando o nome de Catalão onde eu vou. É gratificante demais mostrar o trabalho da gente, nossa capacidade, competência e, mais do que isso, mostrar pra que possa servir de inspiração para outros jovens da nossa cidade. E poder estar aqui com o Prefeito Adib que é uma referência, uma liderança política da região e do país, é motivo de muita felicidade e gratidão”, comentou ele.

Por sua vez, o Chefe do Poder Executivo fez questão de elogiar o jovem. “Estou diante de um homem extremamente dedicado, inteligente, correto e com uma capacidade intelectual invejável. Um rapaz que desenvolve um trabalho surpreendente na área da saúde que vai ajudar muita gente e tem projetos também aqui na cidade. Filho de verdadeiros amigos ele está definitivamente proibido de vir a Catalão e não me visitar”, brincou Adib Elias, Prefeito Municipal.   

Sobre a Revista PAIN (tradução em inglês da palavra dor)

O artigo foi aceito para publicação na revista PAIN: o mais importante periódico científico no mundo da dor. A revista possui uma seletiva política editorial e revisão extremamente criteriosa. É multidisciplinar e fonte primária de informação para cientistas e diversos profissionais da saúde que lidam com pacientes que apresentam queixas de dor.

Conheça mais sobre o catalano Dr. Yuri

O Prof. Dr. Yuri Martins Costa é graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Maringá no ano de 2010. Possui mestrado em Ciências Odontológicas pela Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo concluído em 2013 e doutorado pela mesma instituição com período de pesquisa na Dinamarca entre 2014 e 2015 e concluído em 2016. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo entre os anos de 2016 e 2018 e na Dinamarca no ano de 2018 e entre os anos de 2020 e 2021. É especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular e membro da Associação Internacional para o Estudo da Dor, da Associação Internacional para a Pesquisa Odontológica e da Comissão de Ensino e Pesquisa da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial. Atualmente o Prof. Dr. Yuri Martins Costa é docente na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas e orienta pesquisas na área de dor orofacial e dor de cabeça.

ASCOM – Prefeitura de Catalão.