Inaugurado Projeto Catalão Segura: câmeras de videomonitoramento já funcionam na cidade

Em parceria com a Polícia Militar, sistema opera com vigilância e profissionais atentos às lentes 24 horas por dia. 


É oficial: as câmeras de videomonitoramento do Programa Catalão Segura já estão operando na cidade. A cerimônia de inauguração do sistema aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), na sede do 18º Batalhão de Polícia Militar onde foi montada a central de monitoramento.  Autoridades políticas, representantes de todas as forças de segurança e salvamento, bem como membros de entidades classistas e imprensa participaram. 


O Programa Catalão Segura é uma iniciativa inédita da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, que utiliza – a partir de então – equipamentos com nível tecnológico altíssimo para combater a criminalidade. Ao todo foram instaladas 181 câmeras em 48 pontos, abrangendo todos os bairros. Os equipamentos são os melhores no mercado e possuem capacidade de visualização de pessoas e veículos com bastante qualidade, mesmo a longas distâncias (as câmeras giram 360° e fazem zoom até 1km de distância). Com recursos próprios, a atual administração municipal investiu mais de R$ 780 mil.


De acordo com o Secretário de Ciência e Tecnologia, Giovani Cortopassi, “hoje Catalão se transforma em outra cidade no aspecto da segurança pública. Reunimos todas as entidades do setor para dar esse presente para a população e oferecer a todos um novo tempo. Pessoas, comércio e indústria estão protegidos da marginalidade graças a essa que é uma das maiores obras de tecnologia que a administração planejou e entrega em pleno funcionamento”, disse ele.


O comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, Major J. Júnior, disse que a central já funciona 24 horas por dia com as lentes interligadas em tempo real ao sistema. O foco é a tranquilidade da sociedade. “Segurança também se faz com compromisso e amor. Estamos vivendo algo inédito para Catalão e que servirá de exemplo para toda região. O projeto vai nos atender e principalmente, aperfeiçoar o serviço das polícias e de todas as forças de segurança em suas demandas. Temos muito a agradecer mais essa parceria com o poder público municipal que demonstra novamente a preocupação com a comunidade”, destacou o comandante da PM de Catalão.


Encerrando a cerimônia, o Prefeito Adib Elias lembrou que mesmo sem qualquer ajuda financeira externa a atual administração municipal buscou o que havia de mais eficiente no mercado, selecionou câmeras modernas e adquiriu os melhores e mais potentes equipamentos. “Esse é só mais um importante investimento. Catalão é uma brilhante cidade com mais de 46 obras em andamento. Já entregamos várias e por meio do nosso trabalho estamos dando qualidade de vida pras pessoas. A parceria independe de qualquer coisa porque nos preocupamos com a saúde, com a educação, com a infraestrutura, da mesma forma que nos atentamos para a segurança pública. Com certeza, teremos ainda muitas alegrias com a nossa cidade”, frisou Adib.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!


ASCOM – Prefeitura de Catalão.