Enel Distribuição Goiás em parceria com a Prefeitura de Catalão leva projetos sociais para conjuntos habitacionais

Moradores poderão participar de palestras sobre consumo consciente de energia e se cadastrar no programa Tarifa Social. Distribuidora vai trocar até duas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, com alto consumo de energia, por outras mais econômicas, de LED, para clientes que participarem das ações.

A Enel Distribuição Goiás em parceria com a Prefeitura de Catalão através da secretaria municipal de Habitação e AMC Projetos, realiza nesta terça (26) e quarta-feira (27) ações sociais nos condomínios residenciais Maria Amélia I e II e Copacabana III e IV, na cidade. A distribuidora oferecerá palestras sobre consumo consciente de energia elétrica, que fazem parte do programa de sustentabilidade Enel Compartilha Consumo Consciente, e ensinam dicas e práticas para reduzir o consumo de energia e evitar o desperdício. A empresa também realizará o cadastramento de moradores no programa Tarifa Social De Energia Elétrica. Os moradores que participarem das ações poderão trocar até duas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, com alto consumo de energia, por outras mais econômicas, de LED. Basta levar um documento com foto, a última conta de energia paga e as duas lâmpadas usadas para serem trocadas.

As atividades oferecidas nas palestras são voltadas para o uso da energia em casa, como a utilização correta dos aparelhos domésticos, sem gastos desnecessários, além de esclarecer dúvidas sobre o programa Tarifa Social de energia. Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, há uma maquete que simula o consumo dentro de uma casa. A partir disso, mostra-se a maneira errada e depois a correta do uso de eletrodomésticos, mostrando seus reais efeitos.

As ações do Enel Compartilha Consumo Consciente são destinadas à população atendida pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), ONGs e instituições sociais do Estado, com o objetivo explicar sobre sustentabilidade e sua importância para o desenvolvimento humano, educação ambiental, uso consciente de energia e Tarifa Social. A empresa também promove visitas de agentes comunitários em regiões de maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo principal fomentar a adequação do consumo de energia ao orçamento familiar.

O Tarifa Social de Energia Elétrica, que faz parte do programa de sustentabilidade Enel Compartilha Cidadania, oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. Para receberem o benefício da Tarifa Social, os clientes precisam fazer a inscrição no CadÚnico no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e procurar qualquer uma das lojas de atendimento Enel com: RG, CPF, Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (NB) e uma conta de energia. O projeto, instituído pelo Governo Federal para famílias de baixa renda, oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O percentual do desconto depende do consumo de energia de cada cliente.

Têm direito ao desconto: famílias inscritas no CadÚnico com cadastro atualizado há menos de um ano e com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo; famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham na residência portador de doença crônica, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos vitais que dependam de energia elétrica (Cliente Vital); beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa.

Os projetos da plataforma Enel Compartilha são suportados pelo Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição, que tem foco no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais. O programa é regido pela legislação federal, em especial a Lei n° 9.991, de 24 de julho de 2000, e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao assumir um compromisso público com as Nações Unidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Enel através do seu Programa de Eficiência Energética, coloca em prática iniciativas capazes de levar energia limpa e acessível, colaborar com a educação das comunidades atendidas, promover a eficiência do uso de recursos energéticos e contribuir para as mudanças climáticas do planeta. Com tudo isso, o Programa impulsiona, no mínimo, os ODS’s de número 4, 7, 12 e 13.

 

Serviço

 

  • Palestra sobre consumo consciente e troca de lâmpadas

 

Dia – terça-feira (26/03).

Horário – 19h.

Local – Salão de Festas do Condomínio Residencial Maria Amélia I e II, Rua Ataídes Rios Sobrinho, quadra 25, Setor Maria Amélia, Catalão.

 

Dia – quarta-feira (27/03).

Horário – 19h.

Local – Salão de Festas do Condomínio Residencial Copacabana III e IV, Rua do Contorno, quadra 23, bairro Copacabana, Catalão.

 

  • Cadastro Tarifa Social

 

Dia – quarta-feira (27/03).

Horário – 8h às 12h.

Local – Salão de Festas do Condomínio Residencial Maria Amélia I e II, Rua Ataídes Rios Sobrinho, quadra 25, Setor Maria Amélia, Catalão.

 

Dia – quarta-feira (27/03).

Horário – 13h às 17h.

Local – Salão de Festas do Condomínio Residencial Copacabana III e IV, Rua do Contorno, quadra 23, bairro Copacabana, Catalão.

 

Sobre a Enel Distribuição Goiás 

 A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, serve a 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

 

ASCOM – Prefeitura de Catalão com ASCOM ENEL