Em coletiva com a imprensa, secretário de Saúde fala sobre andamento da vacinação do coronavírus em Catalão

Aos 61 anos, Velomar Rios recebeu a primeira dose do imunizante e anunciou liberação para nova faixa etária.

A Campanha de Vacinação contra o coronavírus avança em Catalão. Nesta sexta-feira (30), após vacinar idosos de 62 e 61 anos de idade, a Prefeitura acabou ampliando a faixa etária de imunização. Com algumas doses restantes, a aplicação foi liberada também para as pessoas de 60 anos. Os imunizantes são da farmacêutica britânica AstraZeneca, distribuída no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O anúncio de ampliação a mais uma faixa etária foi feito pelo próprio Secretário Municipal de Saúde, Velomar Rios, ao receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Ele tem 61 anos e ali mesmo no local de aplicação falou com a imprensa atualizando as informações.

“Nós concluímos hoje mesmo 62 e 61 anos. E com doses renascentes, decidimos abrir então para as pessoas de 60 anos que já podem procurar qualquer um dos nossos pontos. Porque aqui em Catalão não tem depósito de vacina, não guardamos doses na geladeira. Se tem disponível vamos oferecer gradativamente à nossa população”, disse ele.

O secretário de Saúde falou também sobre as próximas etapas. Adiantou que na próxima semana (segunda e terça-feira) será a vez dos trabalhadores da saúde terem acesso às doses: psicólogos, nutricionistas, veterinários, auxiliares de saúde bucal, entre outros.

Quanto aos profissionais de salvamento e forças de segurança, Velomar Rios garantiu que praticamente 100% já estão imunizados. “Só ficaram sem a vacina aqueles que não quiseram ou tiveram covid nos últimos 30 dias e que por isso, precisam aguardar um prazo”, explicou.

A expectativa do município é que novas doses venham do Governo de Goias para Catalão na próxima semana, entretanto, ainda não há uma data exata. De todo modo, a Prefeitura seguirá a norma técnica e todas as orientações do Estado bem como do Ministério da Saúde em relação aos grupos que terão prioridade nas fases seguintes.

“O mais importante é que as pessoas que têm direito procurem nossas equipes nos locais definidos e amplamente divulgados para serem imunizadas. Não tenham dúvidas: nós temos feito um acompanhamento e percebemos que as pessoas em idade já vacinadas raramente aparecem na listagem daquelas que testaram positivo para a doença. Isso significa que a vacina está cumprindo seu papel. Mesmo sendo algo novo é um artifício, é uma segurança. Por isso, se chegou o dia, quando convidado, não pense duas vezes”, concluiu Velomar Rios.

Serviço:

Imunização na próxima segunda-feira (03/05), das 08h às 16 horas.

Local: Sala de vacina do CIM (Centro Integrado da Mulher/Complexo Materno Infantil)

  •  Psicólogos, nutricionistas, auxiliares de saúde bucal e médicos veterinários.

*É obrigatório apresentar documento original com foto, cartão de vacina e cópia da identidade do conselho e comprovante de vínculo empregatício.

Doses em Catalão

Catalão recebeu até o momento 24.040 doses da vacina contra o coronavírus (16.590 para primeira dose + 7.450 para segunda dose). Até o momento foram aplicadas 21.247 (14.436 de primeira dose e 6.811 segunda dose).

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão.