Construção do CMEI no Parque Imperial já começou

A unidade atenderá crianças de 0 a 5 anos e terá capacidade para receber até 380 crianças em dois turnos (matutino e vespertino) ou 190 crianças em período integral.

 

Mais uma obra iniciada pela gestão que sonha e faz. Nesta última quinta-feira (27), logo após a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Adib Elias, teve início a construção do novo Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI (Creche Pré-Escola Tipo 1- Modelo padrão FNDE). A estrutura está sendo erguida Rua Imbuia, s/n (ao lado do CEU das Artes), no Residencial Parque Imperial.

 A obra custará R$ 3.128.624,26 aos cofres públicos. O recurso, oriundo do Governo Federal, foi liberado após visita do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, à cidade de Catalão e por intermédio do deputado federal José Nelto.

“Eu fico muito feliz porque trouxe o Ministro da Educação aqui no município e ele garantiu a liberação dessa verba [para construção do CMEI]. O recurso já está na conta da secretaria Municipal de Educação. Aqui [Prefeitura Municipal] tem boa governança, aqui tem boa gestão. E o nosso compromisso é sempre tentar trazer verbas para beneficiar não só a área da educação, mas a cidade como um todo,” disse o deputado federal José Nelto.

A construção seguirá o projeto padrão de educação infantil com uma estrutura arrojada e moderna para atender crianças de 0 a 5 anos. A unidade terá 1.514,30 m² e contará com 10 salas de aula, 01 sala de leitura, refeitório e lactário (para os bebês). Com capacidade para receber até 380 crianças em dois turnos (matutino e vespertino) ou 190 crianças em período integral, mais de 30 funcionários serão contratados para garantir o funcionamento da unidade.

Essa importante obra foi idealizada com o objetivo de atender e superar as metas estipuladas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para os municípios. Durante seu discurso, o secretário de Educação do Município fez questão de enfatizar que as principais já foram atingidas. “Tínhamos até 2025 para garantir atendimento a 50% das crianças do município - de 0 a 3 anos -  em creches. Essa meta já atingimos. E também já universalizamos a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade. Agora com mais esta creche, vamos ampliar a oferta de Educação Infantil e atenderemos até 2023, 100% das crianças até 3 anos de idade da nossa cidade”, disse o secretário.

O prefeito Adib Elias, por sua vez, falou da importância da parceria do Governo Federal com o município e destacou a atuação do deputado federal José Nelto. “Precisamos desse elo, dessa atuação em conjunto, das três esferas: federal, estadual e municipal. A atuação do deputado José Nelto junto ao Ministro da Educação foi salutar, extremamente importante, para iniciarmos a construção dessa unidade de educação infantil.” E finalizou dizendo que em breve anunciará mais obras para a área da educação, uma delas será uma escola de ensino fundamental no Bairro Flamboyant.

A empresa vencedora da licitação e responsável pelo andamento da obra, a Construtora Primarco Ltda, garantiu que a unidade deverá ser construída e entregue à população em até 10 meses.

 

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão