Catalão recebe 4 mil doses de vacinas contra a gripe

As doses já estão disponíveis em todas unidades básicas de saúde.

Quem ainda não recebeu a vacina contra a Influenza, que protege dos principais vírus da gripe em circulação no Brasil, terá mais uma chance para imunizar-se. Basta ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS). 

O Governo do Estado de Goiás enviou 4 mil doses da vacina para a cidade de Catalão. A medida tem como objetivo ajudar a conter o aumento de casos de Influenza no município. 
É importante destacar que não haverá grupo prioritário. As doses serão aplicadas em todas pessoas com seis meses de idade ou mais e que não se vacinaram contra a gripe no ano passado (2021). 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde houve um aumento considerável no número de casos de síndrome gripal atendidos nas unidades de saúde do município. Na Unidade Básica de Saúde (UPA), por exemplo, entre os dias 01 a 09 de janeiro, registrou mais de 2 mil atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo que mais de 100 pessoas testaram positivo para a Covid-19.

No município, a vacinação ocorrerá de segunda à sexta-feira das 07h às 11h e das 13h às 16h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde (incluindo os distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde). Documento com foto, cartão de vacina e cartão do SUS são exigidos no momento da aplicação. 

Quem recebeu a vacina contra Covid-19 também pode tomar a que imuniza contra a Influenza
Não há mais contraindicações para o recebimento concomitante da vacina contra a Influenza e contra a Covid-19. Portanto, quem tomou a vacina contra o novo coronavírus recentemente, pode ser vacinado contra a gripe sem problemas.


Sobre a doença
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É altamente transmissível e sujeita a se transformar em epidemia sazonal. A vacina reduz as internações, complicações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.


ASCOM – Prefeitura de Catalão