Atenção pais de alunos: divulgados prazos para renovação de matrícula e solicitação de vagas para 2020 na rede municipal de ensino

Estamos há praticamente um mês para o fim do ano, período letivo encerrando e 2020 batendo à porta, mas para que as crianças continuem na escola é preciso ficar atento. Os pais ou responsáveis de alunos da rede municipal de ensino e aqueles que queiram uma vaga de ‘novato’ para seus filhos devem ficar atentos. O calendário com as datas para cada uma das etapas já foi divulgado. Todos os detalhes foram apresentados em uma coletiva com a imprensa na manhã desta quarta-feira (20), no auditório da Prefeitura de Catalão.

De acordo com as informações da Secretaria de Educação, no período de 20/11/2019 (hoje) a 29/11/2019 (sexta-feira da próxima semana) deverá ser feita a renovação de matrícula para alunos que já estudam nas escolas do município. (Quem não fizer o procedimento perderá automaticamente a vaga.) O prazo também vale para pedido de transferência automática (de uma unidade para outra próxima/na mesma região), transferência interna (para qualquer unidade escolar do município) e transferência externa (para escolas públicas estaduais ou privadas, dentro ou fora de Catalão).

Já a partir do dia 02/12/2019 serão feitas as solicitações de novas vagas, ou seja, é o prazo para pedido de vaga para novatos. Neste caso, o período será encerrado no dia 06/12/2019 e além de ser feito em cada uma das unidades escolares, pais ou responsáveis terão a oportunidade de solicitar a vaga também ao se dirigir aos pontos de apoio criados para facilitar o acesso da população: Secretaria Municipal de Educação, Biblioteca Digital, Poupa Prazo e Polo UAB.

Seguindo o calendário no dia 07/12 será divulgado o resultado da transferência interna. De 09 a 13/12 pais ou responsáveis devem voltar às unidades escolares para confirmação de matrícula para alunos de transferência interna. Em 08/01/2020 será divulgado o resultado da chamada pública. De 13 a 17/01/2020 será o prazo para confirmação da matrícula para alunos da chama pública (nas unidades escolares).

É importante lembrar que em todas as situações o procedimento deverá ser feito da mesma forma. Pai ou responsável deve comparecer à unidade escolar. O atendimento e procedimento será registrado no sistema/web por um funcionário do município devidamente habilitado.

O ano letivo de 2019 será encerrado em 18 de Dezembro. Os professores retornam às atividades em 14 de Janeiro de 2020 e o ano letivo está previsto para começar em 20 de Janeiro. Durante as férias escolares, uma força tarefa será executada para promover melhorias e reformas na estrutura física de todas as unidades escolares do município.

Mais escolas e mais vagas

Para 2020 a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação preparou novidades. O ano novo começará com mais escolas disponíveis para a população e novas vagas ofertadas. Serão 32 unidades escolares, sendo 28 municipais com duas novas (Escola Antônio Pinheiro no Copacabana e Inês Dias no bairro Jardim Catalão), além de 4 credenciadas. Assim, estima-se que o número de alunos passará do atuais 8 mil para cerca de 9.500 crianças matriculadas e frequentando as escolas do município (numa projeção serão pelo menos 996 vagas na educação infantil e 550 vagas no ensino fundamental).

“Esse é o resultado de reestruturações, investimentos e do trabalhado levado à sério com uma equipe competente e altamente capacitada”, disse o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Santa Cecília.

Em caso de dúvidas ou para mais informações basta entrar em contato com o setor de matrículas na Secretaria de Educação através do telefone: 3441-1825.

Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão