Ação de combate à dengue segue em Catalão com o carro “FUMACÊ”

Os bairros Vila Erondina, Pontal Norte e Ipanema serão os próximos a receberem a pulverização.

 

A prática conhecida como fumacê, que já foi largamente utilizada para o controle da dengue nos municípios, deixou de ser permitida pelo Ministério da Saúde, por causar danos ambientais. Entretanto, ainda de acordo com as normas do órgão, a utilização da pulverização pode ser indicada em locais onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti e casos notificados das doenças.

Dessa forma, a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás liberou o carro com a bomba para o UBV (Ultra Baixo Volume) pesado, com intuito de bloquear a transmissão das doenças causadas pelo Aedes aegypti em algumas localidades do Estado, onde dados comprovam maior infestação do mosquito.

No município de Catalão, o combate à dengue utilizando o “fumacê” começou ontem (25), pelo bairro Jardim Paraíso. A ação continua nesta terça-feira (26), das 17h às 20h, no bairro Vila Erondina. Amanhã (27), das 05h às 08h e das 17h às 20h, o bairro Pontal Norte receberá a pulverização. Na quinta-feira (28), nos mesmos horários, será a vez do bairro Ipanema receber a aplicação do inseticida.

Os moradores devem deixar as portas e janelas das casas abertas, no momento em que o veículo “fumacê” estiver passando. Não fiquem expostos diretamente durante a borrifação.

Diante do atual cenário, o secretário de Saúde, Velomar Rios orienta os munícipes no desenvolvimento de ações de vigilância sanitária, realizando ações como:

  • Acomodação adequada do lixo doméstico;
  • Higienização de quintais, calhas e piscinas;
  • Manter cobertos os reservatórios de água como: caixas d’agua, cisternas, fossas e demais fontes de reserva de água;
  • Destruição e limpeza constante de recipientes que podem conter resíduos de água para evitar criadouros do mosquito.

 

A proteção contra a dengue é um dever de todos, tendo em vista que a maior parte dos focos da doença é encontrada dentro dos quintais das residências. Portanto, faça a sua parte!

 

ASCOM – Prefeitura de Catalão