2ª Vara Criminal foi instalada na comarca de Catalão em solenidade nesta sexta-feira

Os juízes Gabriel Lisboa Silva e Dias Ferreira e Luciano Henrique de Toledo foram designados para responderem pela nova unidade judiciária.

Nesta sexta-feira (11), o Prefeito Adib Elias esteve presente no fórum de Catalão para solenidade de instalação da 2ª Vara Criminal da Comarca de Catalão.

Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, instalou oficialmente a 2ª Vara Criminal, Vara responsável por Crimes em Geral, Crimes Dolosos Contra a Vida e Presidência do Tribunal do Júri e Crimes envolvendo Violência Doméstica. Na solenidade de instalação da unidade judiciária, ocorrida no fórum de Catalão, o presidente do TJGO, lembrou que a demanda pela instalação da unidade na comarca era antiga. “O Poder Judiciário olhou com atenção este pleito. Hoje estamos formalizando a entrega desta nova vara criminal, porque a obrigação do Judiciário é oferecer a prestação jurisdicional efetiva e com celeridade e sem juiz não tem prestação jurisdicional” e ainda destacou: “Contem com o nosso apoio. Estaremos sempre à disposição para trabalhar em prol da sociedade catalana. E o Poder Judiciário se sente honrado em poder contribuir de alguma forma”.

Dados da Diretoria do Foro local, reforçam a importância da criação da vara, já que, a comarca de Catalão conta com os distritos judiciários de Ouvidor, Três Ranchos e Davinópolis e há aproximadamente 120 mil jurisdicionados. Além disso, tramitam na comarca cerca de 30 mil processos, sendo que a nova vara criminal já conta com 5.085 processos. Antes, a única vara criminal de Catalão recebia, num período de três anos, 2.536 processos a mais do que a segunda com maior demanda de casos novos. 

De acordo com o diretor do Foro local, juiz Gabriel Lisboa, a criação da unidade judiciária foi célere, o que demonstra grande preocupação do presidente em tornar a Justiça mais efetiva. “A unidade que hoje se instala permitirá que a ação penal dure o tempo necessário e suficiente, respeitando o contraditório e a ampla defesa. Embora ainda estejamos organizando as duas varas criminais, em breve o resultado da Justiça célere aparecerá e a sociedade sentirá esse impacto”, salientou o magistrado.

Representando a subseção da OAB de Catalão, o advogado Marco Túlio Lacerda agradeceu o empenho da atual gestão do TJGO pela atenção àquela comarca. “É um pleito antigo e, graças ao olhar sensível do desembargador Carlos França, os jurisdicionados da nossa cidade terão mais uma ferramenta para acessar a Justiça”.

Para o Prefeito Adib Elias, a iniciativa do tribunal goiano representa um grande ganho para a população. Ele destacou a importância da instalação da vara criminal e completou: “Catalão é uma cidade pujante, temos uma localização privilegiada, e hoje é um dia de festa para todos nós". O prefeito também agradeceu ao Poder Judiciário, em nome da população de Catalão.

Também compareceram à solenidade: o vice-presidente do TJGO, desembargador Zacarias Neves Coelho; o desembargador Wilson Faiad; a juíza Nunziata Sfefania Valenza Paiva; os juízes André Luiz Novaes Miguel, Hugo Gutemberg Patino de Oliveira, Everton Pereira dos Santos, Wilton Muller Salomão e Luciano Henrique de Toledo; os promotores de Justiça Roni Alvacir Vargas e Fernando Gomes Rosa; os delegados de Polícia Jean Carlos Arruda, Fernando Maciel; o presidente da Câmara Municipal de Catalão, vereador Jair Humberto Silva; os servidores da comarca de Catalão, dentre várias autoridades locais.

ASCOM - Prefeitura de Catalão