Transformada, Represa da Bica está entregue à população catalana Publicado em: 04/08/2020

Transformada, represa da bica está entregue à população catalana

Em uma cerimônia simples e com transmissão ao vivo pelas redes sociais, a Prefeitura de Catalão por meio da Secretaria de Transportes e Infraestrutura com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC), inaugurou na noite desta segunda-

Compartilhar

Em uma cerimônia simples e com transmissão ao vivo pelas redes sociais, a Prefeitura de Catalão por meio da Secretaria de Transportes e Infraestrutura com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC), inaugurou na noite desta segunda-feira (03), a Represa da Bica, que liga o bairro Santa Cruz ao Barka.

Tomando todas as medidas de prevenção e com todos os cuidados por causa da pandemia do coronavírus, a administração municipal fez questão de promover um ato oficial em função da importância e dimensão da obra realizada. A Represa da Bica que até então era um projeto inacabado e abandonado pela gestão passada e que só oferecia transtornos aos moradores daquela região, foi mais um trabalho modelo executado pela Prefeitura. A represa “vazia” deu lugar a um novo e belo cenário. Passou por importantes intervenções. Um trabalho intenso de recuperação e reestruturação que resultou em um investimento da administração municipal em torno de R$ 1 milhão.

De acordo com Luís Severo Braga Gomide, Secretário Municipal de Transportes e Infraestrutura, a Represa da Bica foi esvaziada pela gestão passada, à época, no intuito de promover melhorias e mesmo com um Termo de Ajustamento de Conduta - feito entre a administração anterior e o Ministério Público - o grupo não conseguiu concluir os trabalhos. A Represa da Bica foi deixada de maneira absolutamente debilitada, totalmente arrebentada.

Com um projeto alternativo e muito bem estruturado, levando em conta todas as questões ambientais e pensando ainda em oferecer um espaço bonito e com condições para o lazer, a atual administração executou mais uma grande e verdadeira obra na cidade. Foram seis meses de trabalho para reestruturar os taludes, saídas d’água e toda parte ambiental da área. A Prefeitura cuidou da limpeza da lâmina d’água e realizou também completa obra de iluminação e pavimentação da crista da represa e dos acessos (trevo/rotatória) aos dois bairros.

Muito diferente do que foi um dia, a tradicional e conhecida Represa (onde antigamente os caminhões pipa pegavam água para distribuir na cidade) já está entregue e tende cada vez mais trazer benefícios. A represa faz a ligação do bairro Santa Cruz ao Barca e Setor Universitário, por exemplo. A lâmina d’água extremamente grande, além de uma beleza extraordinária pode servir como um lugar de lazer para a população. Tem a mobilidade urbana engrandecida e consequentemente, a valorização das áreas e do meio ambiente. Impacto direto em tantos bairros da região: Santa Cruz, Barka I, Barka II, Campo Belo, Florença, etc.

“A Represa da Bica é só mais uma das tantas ações executadas pela nossa equipe na área ambiental. A exemplo dessa obra temos o Programa de Plantio de mudas em áreas públicas e calçadas; a construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE; o trabalho de desassoreamento da Lagoa Paquetá;; o plantio de mudas nas margens do Ribeirão Pirapitinga e tantas outras obras. Com isso, nós mostramos e comprovamos o que é trabalho de verdade. Nosso objetivo sempre foi transformar Catalão numa das mais importantes e melhores cidade do interior do país para se viver e é isso que nós temos feito verdadeiramente”, disse o Prefeito de Catalão, Adib Elias.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

\"\"

\"\"

ASCOM – Prefeitura de Catalão.

 


Notícias Relacionadas

Copyright © 2017 Prefeitura Municipal de Catalão. Todos os Direitos Reservados.

Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.