Saúde de Catalão convoca grupos prioritários para vacinação contra a influenza Publicado em: 24/04/2023

Saúde de Catalão convoca grupos prioritários para vacinação contra a influenza

A imunização será intensificada nos próximos dois dias (25 e 26 de abril), em virtude da baixa adesão da população e do aumento dos de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no município.

A Campanha de Vacinação contra a influenza começou no dia 11 de abril no município de Catalão. Entretanto, em virtude da baixa adesão, especialmente do público infantil, e o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, a Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificará a vacinação nos próximos dois dias (25 e 26 de abril).
Neste período, todas as Unidades Básicas de Saúde de Catalão funcionarão com horário estendido, das 07h às 11h e das 13h às 20h, para facilitar o acesso do cidadão ao imunizante.
A vacina está sendo aplicada em pessoas com comorbidades e com deficiência permanente; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a < de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; profissionais da educação; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários e das forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e em adolescentes e jovens com medidas socioeducativas.
Informação
São considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas.
Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde. Para fins de comprovação, os trabalhadores de saúde devem levar as declarações, em anexo, conforme a atividade/vínculo.
No caso dos funcionários da educação, deverão receber a vacina da influenza mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa com a atividade. Todos os profissionais que trabalham nas escolas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e superior, de caráter público e privado.
Comorbidades
São consideradas comorbidades pelo Ministério da Saúde: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensa; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, do grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas; doença renal crônica; imunocomprometidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de down; e cirrose hepática.
Sobre o antídoto
A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19. O antídoto pode ser recebido conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema.
Documentação (original e xerox)
No momento da vacinação será necessário apresentar um documento oficial com foto, cartão SUS, cartão de vacinação, documento comprobatório da profissão e laudo médico (pessoas com comorbidades).
Imuniza Catalão. Vacina SIM!
 SECOM – Prefeitura de Catalão