Baixe agora nosso aplicativo e solicite serviços sempre que precisar.
Clique aqui e faça o download
Estação de Tratamento de Esgoto de Catalão (ETE) será inaugurada nesta quinta (14) Publicado em: 08/07/2022

Estação de Tratamento de Esgoto de Catalão (ETE) será inaugurada nesta quinta (14)

O show da tradicional dupla sertaneja Gian e Giovani fará parte do evento.

Compartilhar

Catalão é uma das cidades que mais cresce em contingente populacional no Estado de Goiás. Com cerca de 120 mil habitantes, de acordo com a última estimativa do IBGE, tal crescimento tem demandado mais de 5 mil ligações de rede de esgoto realizadas por ano. E por isso, a obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, que já foi totalmente finalizada, é tão importante para manter a eficiência do serviço na cidade.

Na próxima quinta-feira (14), a partir das 20 horas, a Prefeitura de Catalão, por meio da Superintendência de Água e Esgoto (SAE), fará a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), uma das maiores obras de saneamento básico do Estado de Goiás. O evento contará com o show da tradicional dupla sertaneja Gian e Giovani.

A obra consiste na ampliação do sistema da ETE, que conta com Tratamento Preliminar, Elevatória de Esgoto, 2 Módulos de Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente, Tratamento e Queima de Gases, 4 Módulos de Leito de Secagem, 2 Lagoas Facultativas de polimento e Sistema de Desinfecção do Efluente Final e também com Laboratório. Além da ampliação, foram implantados coletores, travessias na BR-050 e na Ferrovia Centro-Atlântica, interceptores e redes de esgoto.

O complexo funciona em uma área de 35,6 hectares em Catalão/GO, circundada pelo Distrito Minero Industrial de Catalão/GO, e pelos bairros Alto da Boa Vista I e II, Athenas e Santa Terezinha, Vale do Pirapitinga e Santo Antônio. A área total de construção é de 1.885,76m², só os reatores anaeróbios possuem uma área de 1179,72m², que são estruturas responsáveis pela redução da demanda bioquímica de oxigênio – DBO degradando a matéria orgânica existente no esgoto.

Com a construção destas estruturas que modernizam o sistema de tratamento, duas lagoas anaeróbias estão em processo de desativação, no entanto as duas lagoas facultativas se manterão no processo para polimento do efluente oriundo dos reatores.

Além da modernização do tratamento, com a finalização da ampliação da ETE, dos coletores e interceptores, aumentará o percentual da população catalana atendida com rede de tratamento de esgoto, de 62% para 80%. Por exemplo, os bairros do outro lado da BR-050, como Castelo Branco, Maria Amélia 1 e 2 e Alvino Albino ganharão uma rede coletora e tratamento adequado.

O superintendente da SAE, Rodrigo Margon, disse que além da tecnologia moderna implantada, o que contribui com o desenvolvimento de Catalão, “hoje o município tem um ganho ambiental, pois vai ser liberado nos mananciais uma água com características melhores e mais seguras de tratamento do que antes, o que é importante para a preservação do meio ambiente”.

De acordo com o Prefeito de Catalão, Adib Elias, a nova ETE irá servir de exemplo para todo o Estado. “A tecnologia de tratar esgoto com reatores é muito moderna, e eleva o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de qualquer município que esteja disposto a investir em saneamento básico. Todos nós sabemos que aumentar a capacidade de tratamento de água e efluentes é também cuidar da saúde das pessoas. Tenho certeza que a nossa estação de tratamento será referência para muitos municípios goianos, consolidando assim o amplo desenvolvimento de nossa cidade”, pontuou Elias.

A responsável pela execução da obra foi o Consórcio Porto Belo- ADM Engenharia. Os trabalhos iniciaram em 2018 e foram finalizados em janeiro de 2021. Cerca de 40 milhões é o valor atual de toda estrutura erguida.

 

Homenagem

A ETE, considerada uma das maiores obras de saneamento básico do Estado de Goiás, receberá o nome de João Enéas Brêtas Netto, que nasceu em Catalão em 1943 e faleceu no dia 24 de abril de 2022, aos 78 anos de idade. Filho de dona Aida e Cyro Netto, junto de seus 11 irmãos, herdou da mãe sua fé e religiosidade; do pai, o lado político, que desenvolveu desde sua infância.

Casou- se aos 23 anos com Maria Carolina, com quem teve dois filhos, Paulo Henrique e Cristina e três netos: Ana Carolina, Maria Teresa e João Vitor, todos já universitários, o que o enchia de orgulho. Teve sempre como filha, a nora Mônica. 

Dedicou mais de 50 anos ao trabalho como tabelião e serventuário da Justiça do Cartório de Registro de Imóveis.

Muito conhecido na cidade por seus fortes posicionamentos políticos e participativo nas campanhas eleitorais, também foi vereador municipal e candidato a prefeito de Catalão nas eleições de 2000, tendo votação muito expressiva. Ultimamente, se dedicava também ao Instituto Professor João Margon Vaz, aceitando o convite do amigo Haley Margon a quem sempre nutriu grande amizade e respeito.

Depois das eleições de 2000, nunca mais militou na política partidária.

Em 2003, ficou viúvo e decidiu voltar aos bancos de escola, fazendo faculdade de Direito, depois de só concluir o Científico. Foi orador da turma e deu seu nome a ela, à época no Cesuc.

Casou-se novamente com Maria Ignez Reis Campos com quem dividiu sua vida por mais de 17 anos, tempo que viveu intensamente. Foi feliz com ela e com seus filhos, Danilo e Maria Rita, a neta Ana Laura e a nora Thais Simões. Sempre fez questão de reunir as duas famílias, tornando ambas em uma só. Sempre prezou pela boa conversa e o respeito.

Ultimamente, se dedicava também ao Instituto Professor João Margon Vaz, aceitando o convite do amigo Haley Margon a quem sempre nutriu grande amizade e respeito.

Inauguração da ETE

Data: 14/07 (Quinta-feira)

Horário: a partir das 20 horas

Local: para frente do antigo frigorífico (cerca de 1 km) / atrás da Mitsubishi

 

ASCOM – Prefeitura de Catalão.


Notícias Relacionadas

Copyright © 2017 Prefeitura Municipal de Catalão. Todos os Direitos Reservados.

Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.