Em parceria com IF Goiano, SEMMAC realizará Semana do Meio Ambiente Publicado em: 24/05/2021

Em parceria com IF Goiano, SEMMAC realizará Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Catalão por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC), numa parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) Campus Avançado Catalão, promoverá a Semana do Meio Ambiente. Com o tema \"Unidades de Conservação e Ativismo Ambiental\", a programação acontecerá entre os dias 1º a 5 de junho.

O evento é voltado para estudantes, profissionais da educação, da área ambiental e comunidade em geral. O objetivo é promover debates, reflexões sobre as questões ambientais e incentivar a adoção de novas hábitos e posturas em prol do meio ambiente, seja na disposição adequada dos resíduos sólidos, conservação e proteção dos recursos naturais (florestas, áreas verdes, mananciais), uso consciente da água, do solo, redução da poluição, e o despertar para o protagonismo e multiplicação do saber para resolução dos problemas ambientais que afligem toda sociedade.

A Semana do Meio Ambiente contará com conferencistas e ativistas ambientais de diferentes instituições de pesquisa, órgãos municipais, estaduais e federais de proteção ambiental e de organizações da sociedade civil. Haverá oferta de mesas-redondas, minicursos, atividades artístico-culturais e ações diretas para a promoção da sustentabilidade socioambiental. As atividades serão gratuitas, por videoconferência e com certificados.

A programação envolverá as seguintes temáticas:

✅Ativismo Socioambiental - mesa redonda no YouTube, dia 01/06

✅ Horta urbana e compostagem (minicurso dia 02/06)

✅ Programa de arborização urbana (minicurso dia 02/06)

✅ Parâmetros de qualidade do ar e poluição atmosférica (minicurso dia 02/06)

✅ Vertentes da educação ambiental no Ensino de Ciências (minicurso dia 02/06)

✅ Bacias Hidrográficas: conceitos, técnicas, aplicabilidade no município de Catalão/GO e o Projeto Águas Futuras (minicurso dia 02/06)

✅ Unidades de Conservação Municipal, Estadual e Federal - mesa redonda no YouTube dia 02/06

✅Arte Educação e educação socioambiental no parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (minicurso dia 04/06)

✅ Geotecnologias: uso de drone e geoprocessamento na gestão ambiental (minicurso dia 04/06)

✅Gestão Pública e meio ambiente e a atuação dos órgãos municipais de meio ambiente (minicurso dia 04/06)

✅ Política Nacional de Resíduos Sólidos e aterro sanitários Catalão (minicurso dia 04/06)

✅ Políticas ambientais no Brasil e participação social - mesa redonda com live no YouTube dia 04/06

✅ Sábado, dia 05/06: ações individuais de plantio de árvores, confecção de hortas, com orientações online e execução individual, em casa.

Os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo link: https://bit.ly/2ThJQaD

Participe! Em caso de dúvidas ou para mais informações ligue: 3441-1833/ 3442-2528 (SEMMAC/educação ambiental).

ASCOM – Prefeitura de Catalão.