Construção da nova escola Professora Zuzu: Prefeito de Catalão participa da cerimônia de assinatura da ordem de serviço Publicado em: 15/07/2021

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), a cerimônia oficial de assinatura da ordem de serviço para início da construção da nova Escola Estadual Professora Zuzu. Convidado, o Prefeito de Catalão, Adib Elias participou ao lado de autoridades e representantes do Governo de Goias.

O evento foi realizado no pátio da escola. Além do Chefe do Poder Executivo Municipal estavam presentes o Superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar, Coronel Mauro Ferreira Vilela (representando a Secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli); a Coordenadora Regional de Educação, Myrian de Melo Carísio Paiva; o Promotor de Justiça da Comarca de Catalão, Fábio Santesso Bonnas; a Gerente de Fiscalização e Acompanhamento de Obras da Superintendência de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Bruna Cremonesi; o Presidente da Câmara Municipal, Jair Humberto (PROS); o Engenheiro e proprietário da empresa CIECON Engenharia e Construção Ltda/responsável pela execução da obra, Luiz Eduardo Félix; vereadores; secretariado municipal; educadores; imprensa e pais de alunos.

Com a assinatura da ordem de serviço, a construção terá início imediato. A nova Escola Estadual Professora Zuzu terá padrão século XXI. Serão investidos pelo governo de Goias R$ 4.614.346,95. Com isso, a estrutura precária da década de 80 que ainda mantinha suas características com as paredes no formato de placas pré-moldadas, dará lugar a um totalmente novo, amplo e moderno espaço.

A nova Escola Estadual Professora Dona Zuzu faz parte de um modelo tão inovador que inspirou o Ministério da Educação (MEC) a replicar o projeto em outros estados brasileiros. Além de ampla área para estacionamento interno, o prédio contará com três pavilhões com 12 salas de aula, vestiários, auditório, biblioteca, pátios cobertos, cozinha e refeitório, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra poliesportiva coberta, dois laboratórios (de informática e de física e biologia), extensa área verde e vários espaços de convivência para estimular a interação entre alunos e professores.

Ano passado quando teve suas atividades interrompidas, a escola atendia 150 alunos do ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Daqui a 12 meses, período previsto para conclusão e entrega do prédio, o novo colégio terá sua capacidade triplicada. Estima-se que 456 estudantes das Vilas Cruzeiro I e II, dos bairros das Américas, São João e adjacências sejam atendidos na unidade nos três turnos.

Ao abrir os discursos, a Coordenadora Regional de Educação, Myrian Carísio falou da satisfação para toda comunidade escolar. “A emoção que sentimos é inenarrável. Hoje vivemos o momento de abertura dessa obra, mas é preciso lembrar das inúmeras maravilhas que o governador tem feito pela educação. Está transformando nossa rede de ensino na melhor do país. Mesmo em tempos de pandemia os investimentos não param. Ele se preocupa com a estrutura física e também com a segurança alimentar. Na volta às aulas {prevista para 02 de agosto} cuidou de oferecer internet de qualidade para todas as escolas; comprou máscaras e kits de uniformes; kit com material; providenciou 100% de cadeiras novas. É um trabalho excepcional. Sabemos que estamos iniciando uma nova era. Com tudo isso e aqui hoje, começa-se uma nova história”, destacou ela.

O Superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar, Coronel Mauro Ferreira Vilela (representando a Secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli), lembrou que a educação é prioridade do governo de Goias. “A Educação não tem partido político. É constitucional. Tem gente que não acredita. Nós cansamos de ver escolas como essa aqui. No passado usava-se essas pilastras. Agora acabou. O governador está mudando tudo. Tem mais de 400 obras para serem inauguradas por todo estado, só em se tratando de escolas. Esse modelo antigo é falta de educação. Educação não é isso. Tem que ter qualidade. Nossos alunos têm que ser muito bem tratados, porque são o nosso futuro”.  Disse ele informando ainda que a pasta acompanhará toda a obra e cuidará para que todos os detalhes do projeto sejam executados e entregues no prazo.

O Prefeito Adib Elias que fez questão de participar de tão importante cerimônia e foi, inclusive, acompanhado de membros da sua equipe, foi categórico: “Ano passado, quando a secretária estadual de Educação, Fátima Gaviolli, determinou o fechamento da Escola Estadual Professora Zuzu, houve quem atirasse pedras contra ela, contra o governador Ronaldo Caiado. Ainda até dias atrás, algumas falastronas insistiam nessa conduta hostil: quem fecha escolas, abre cadeias. Na verdade, quem fecha escolas caindo, sem segurança, sem conforto, insalubres, administra com seriedade. As crianças catalanas merecem muito mais do que escola de placas pré-moldadas. Elas merecem o que há de melhor, em matéria de educação. E isso elas têm, tanto na rede municipal quanto na estadual. Escolas seguras, confortáveis, e ensino de qualidade. O governador Ronaldo Caiado e eu, com as nossas equipes, estamos resgatando compromissos assumidos. Esta escola estadual Padrão século 21, é um deles. É uma obra moderna, grande, aparelhada, custando quase 5 milhões de reais. Os catalanos a merecem. A Professora Zuzu, também. Sai a escola de placas, entra a moderna arquitetura. Que sejam iniciadas as obras. Dentro de 1 ano, estaremos aqui, mais uma vez, para entregar à nossa população o resgate de um compromisso que assumimos junto com o governador: o colégio estadual padrão Século 21. Compromisso feito, compromisso cumprido”, frisou Adib Elias.

ASCOM – Prefeitura de Catalão.