Unidades escolares da rede municipal realizam atividades em comemoração à Pascoa

O clima da Páscoa está por todos os lados. Na semana que antecede a celebração, todas as unidades escolares da rede municipal de ensino de Catalão realizaram algum tipo de atividade em alusão à data. Educadores e alunos se envolveram de modo efetivo nessa iniciativa da Prefeitura de Catalão através da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 20 unidades escolares na cidade e 6 localizadas nos distritos (Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde) e zona rural se organizaram e desenvolveram ações.

Na Escola Municipal Maria Bárbara Sucena, na região da Cisterna, a preparação para a Páscoa envolvendo todos os alunos vinha desde a semana passada com as oficinas de confecção dos ovos de Páscoa.  Foi realizada a oficina de doces caseiros que serviram de recheio para os ovos. Foram feitos doce de leite em pedaço, queijada e pé-de-moleque. As próprias crianças e adolescentes acompanhadas dos monitores participaram de todo o processo de produção até chegar a embalagem dos chocolates. Foi sem dúvida um momento especial de comemoração da Páscoa. E na ocasião da entrega, um evento diferente foi promovido na escola. O encerramento foi marcado pela partilha dos bombons e dos ovos de Páscoa. Mas, antes teve oração, depois apresentação das turmas de Jardim ao 5° ano seguida da encenação da Morte e Ressurreição de Cristo protagonizada pelas turmas de 6° ao 9° ano.

No CMEI Irmã Iolanda, também foram diversas atividades alusivas à Páscoa.  Num momento de muita alegria e diversão, que contou inclusive com música, dentro e fora de sala de aula, foi passado às crianças o verdadeiro sentido da Páscoa. Cerca de 350 crianças desde o berçário até o Jardim II (de 0 a 5 anos de idade) e aproximadamente 40 colaboradores estavam envolvidos trabalhando o lúdico, resgatando valores e enfatizando a importância do aprender e do brincar, que estão intrinsecamente ligados.

Outra celebração que merece destaque, foi a realizada na Escola Municipal Frei Joao Francisco.

A proposta foi estimular os pequenos à caridade. Neste sentido, a crianças através dos pais fizeram a doação de alimentos que beneficiaram os idosos do Abrigo Antero da Costa Carvalho.   Numa demonstração de fraternidade e do que verdadeiramente é a Páscoa, a entrega dos donativos foi feita pelos próprios alunos a alguns internos do asilo e representantes da entidade.

De acordo com o secretário de Educação, Leonardo Santa Cecília, o município sempre quis desenvolver projetos no sentido de contribuir com a formação educacional e humana dos alunos atendidos pela rede. E foi por isso, que a proposta na Páscoa sempre foi promover atividades que fossem muito além do sentido comercial da data. Nossa orientação foi feita para que fossem elaborados projetos de conscientização do verdadeiro sentido que é o da confraternização, a capacidade de olhar ao próximo e até mesmo, promovendo reuniões e envolvendo os pais nessa reflexão. “Buscamos trabalhar de fato e dar ênfase a internalização do que representa a páscoa. Trazer pra vida da gente mesmo o que isso representa e percebemos que tem dado certo. Enaltecer e reforçar o verdadeiro sentido na vida cristã”, destacou o secretário.

Para finalizar, Leonardo Santa Cecília contou que durante toda a semana o cardápio dos lanches também lembrou a Páscoa. Teve bolo de chocolates e bombons também foram distribuídos nas escolas.

ASCOM – Prefeitura de Catalão