Totalmente revitalizada, Represa da Bica será inaugurada pela Prefeitura de Catalão

Trabalho de recuperação e reestruturação foi realizado e cenário hoje está totalmente diferente.

Cerimônia de inauguração será simbólica em função da pandemia. Solenidade será transmitida por meio de live nas redes sociais da Prefeitura de Catalão. Assista de casa. Evite aglomeração.

A Prefeitura de Catalão por meio da Secretaria de Transportes e Infraestrutura com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC), fará a inauguração nesta segunda-feira (03), da Represa da Bica, que liga o bairro Santa Cruz ao Barca.

A represa passou por importantes intervenções. Foi um trabalho intenso de recuperação e reestruturação que resultou em um investimento da administração municipal em torno de R$ 1 milhão.

De acordo com Luís Severo Braga Gomide, Secretário Municipal de Transportes e Infraestrutura, a Represa da Bica até então era uma obra inacabada da gestão anterior. Segundo ele, a administração passada esvaziou a represa, à época, no intuito de promover melhorias, mas não conseguiu concluir os trabalhos. “Lá já existia a Represa da Bica. Um Termo de Ajustamento de Conduta foi feito entre a administração anterior e o Ministério Público. Mas, eles não cumpriram o que prometeram e aquilo foi entregue pra nós de maneira absolutamente debilitada: uma represa vazia, totalmente arrebentada. Então fomos à Promotoria e fizemos um novo pacto para tentar resolver a situação definitivamente. Apresentamos um projeto alternativo porque o antigo estava contaminado e sob judicie. Ele foi aprovado pelo MP e nós realmente o executamos. É o que está lá, pronto para ser inaugurado e muito diferente do que foi um dia”, explicou Luís Severo. 

Conforme o secretário foram seis meses de trabalho para reestruturar os taludes, saídas d’água e toda parte ambiental da área. A Prefeitura cuidou da limpeza da lâmina d’água e realizou também obra de iluminação e pavimentação da crista da represa e dos acessos (trevo/rotatória) aos dois bairros.

Pronta, a tradicional e conhecida Represa (onde antigamente os caminhões pipa pegavam água para distribuir na cidade) já traz vários benefícios. “Em primeiro lugar, a ligação do bairro Santa Cruz ao Barca. Em segundo lugar, em relação ao Meio Ambiente. Temos uma lâmina d’água extremamente grande, que além de uma beleza extraordinária pode servir como um lugar de lazer para a população. Além disso, temos a mobilidade urbana engrandecida e consequentemente, a valorização das áreas. O impacto direto em tantos bairros da região: Santa Cruz, Barca I, Barca II, Campo Belo, Florença, etc”, ressaltou Luís Severo.

Serviço:

Inauguração Represa da Bica

Data: 03/08 (Segunda-feira)

Horário: 19 horas

Local: Represa da Bica (ponto de referência: abaixo da UNA/CESUC).

Cerimônia será simbólica em função da pandemia. Solenidade será transmitida por meio de live nas redes sociais da Prefeitura de Catalão. Assista de casa. Evite aglomeração.

ASCOM – Prefeitura de Catalão.