Técnicos da SEMMAC participarão de treinamento sobre o Sinaflor

Encontro irá orientar sobre implantação e funcionamento do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais.

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC) participarão, nesta terça-feira (05), a partir das 8:30 horas, na capital do Estado, em Goiânia, de um treinamento sobre a o processo de implantação, funcionamento e utilização do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). A capacitação será ministrada pela equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ao todo, nove municípios participarão. São eles: Silvânia, Ipameri, Rio Verde, Mineiros, Minaçu, Quirinópolis, Trindade, Uruaçu e Catalão que será representada pelo quadro técnico efetivo da SEMMAC (o Engenheiro Agrônomo Joaquim Carlos de R. Júnior e Thatiana Martins dos Santos que é Bióloga e Agente de fiscalização ambiental).

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente de Catalão, Silas Tristão, o curso tem como objetivo dar início ao processo de implementação do Sinaflor. “A proposta é capacitar os técnicos da SEMMAC, para oferecer maior possibilidade de monitoramento. Também haverá transparência e padronização nas análises e emissões das autorizações florestais em todo o País, além de possuir mais segurança na utilização da ferramenta”, disse.

Sinaflor

O Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) integra o controle da origem da madeira, carvão e outros produtos ou subprodutos florestais, sob coordenação, fiscalização e regulamentação do Ibama. O Sinaflor foi instituído pela Instrução Normativa n° 21, de 24 de dezembro de 2014, em observância dos arts. 35 e 36 da Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012.

As atividades florestais, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) serão efetuadas por meio do Sinaflor, ou por sistemas estaduais e federais nele integrados.

ASCOM – Prefeitura de Catalão