Táxis são vistoriados pelo INMETRO em Catalão

Aferição do taxímetro é anual, obrigatória e traz benefícios tanto para motoristas como para passageiros.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), realizou ontem (21), a verificação dos taxímetros da frota de táxis de Catalão. A verificação metrológica tem caráter obrigatório, é anual e foi realizada numa parceria com a Prefeitura através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

“A vistoria nada mais é que uma verificação dos taxímetros que visa identificar se o equipamento utilizado está aferindo corretamente a distância percorrida e o valor a ser pago pelo passageiro. Essa verificação traz benefícios para todos os envolvidos neste tipo de relação comercial porque verifica se o equipamento está funcionando corretamente, sendo uma garantia da cobrança justa pelo serviço tanto para o taxista como para o consumidor”, explicou o Superintendente de Trânsito de Catalão, Clayton César dos Santos.

Vale lembrar que toda a frota em Catalão deve passar pela avaliação anual compulsória. Atualmente, 18 táxis estão credenciados no município. Destes, apenas dois não compareceram à verificação e, agora, deverão se dirigir à capital goiana para realizar a vistoria. No caso de descumprimento das exigências, o motorista sofrerá as sanções da legislação em vigor.

Após realizar o procedimento, o INMETRO lacra o equipamento e aplica um selo de validade, que identifica a verificação e tem como objetivo tornar visível qualquer violação ao taxímetro. Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade, deve denunciar à SMT através dos telefones 3411-7287, 3411-7609 ou 9.9976-3002.

ASCOM – Prefeitura de Catalão