Setor mineral terá que apresentar ao município quadrimestralmente, informações técnicas sobre as represas de rejeitos em Catalão

Exigência passa a valer a partir de requerimento protocolado pelo departamento jurídico da Prefeitura nesta segunda-feira (28)

Após a tragédia que chocou o país e o mundo com o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho/MG, na última sexta-feira, dia 25 de janeiro, a Prefeitura de Catalão anunciou em coletiva com a imprensa o que será uma exigência a partir de hoje (28).  O setor mineral na cidade deverá comunicar quadrimestralmente o município, sobre todas as condições técnicas das represas de rejeitos aqui instaladas. Para isso, um requerimento providenciado pelo Departamento Jurídico da Prefeitura, será protocolado na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Goiás, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as próprias empresas serão oficiadas do pedido.

A ideia do Prefeito Adib Elias é resguardar a população de qualquer eventualidade ou sinal de perigo. Desta forma, com o apoio da Câmara de Vereadores, o município pede mais rigor na apresentação de informações e avaliações de risco. O pedido de relatório técnico informando tais condições das represas é destinado às mineradoras Mosaic e CMOC (Niobras e Coopebras). A proposta, posteriormente é tornar público essas informações.

“Em 2017 eu solicitei ao setor mineral aqui em Catalão relatórios sobre as condições dessas represas. À época, a Prefeitura foi atendida do pedido e nos informaram que estava tudo dentro da normalidade. Sem qualquer risco. Agora, em virtude da tragédia que todos temos acompanhado, eu não poderia ser omisso. O pedido é uma atitude simples, mas extremamente importante. É fato que a mineração contribuiu e é fundamental nesse processo de desenvolvimento de Catalão. Porém, precisamos agir com responsabilidade e nos precaver de qualquer problema que possa surgir em virtude da exploração mineral. Esse é o trabalho do gestor, do prefeito. Nós estamos preocupados e queremos saber tudo que acontece”, explicou o Prefeito Adib Elias.

ASCOM – Prefeitura de Catalão