Setembro Amarelo: Morrinho de São João recebe iluminação especial em apoio à campanha do mês internacional de prevenção ao suicídio

Como uma das ações que marcam a adesão da Prefeitura Municipal de Catalão à campanha “Setembro Amarelo - mês internacional de prevenção ao suicídio”, o Morrinho de São João, um dos pontos turísticos da cidade, recebeu a iluminação nesta cor. A fachada permanecerá com o efeito especial até o fim do mês.

O "Setembro Amarelo" surgiu com o objetivo de advertir a sociedade para os fatores que levam pessoas a tirarem a própria vida. Todos podem ser divulgadores desta causa para despertar atenção e contribuir para a conscientização.

No Brasil, diferentes e especiais ações acontecem ao longo de todo Setembro. É uma campanha em âmbito nacional. O suicídio representa a segunda maior causa de morte em pessoas entre 15 e 29 anos: desfecho considerado por especialistas em saúde - em muitos casos – evitável, uma vez que os comportamentos quando identificados pelas pessoas próximas, amigos e familiares podem receber abordagem adequada, evitando mortes e custos sociais. Assim, a Campanha Setembro Amarelo busca evitar mortes autoprovocadas e atentar a sociedade acerca do tema, através de medidas socioeducativas e divulgação em meios de comunicação/redes sociais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para alcance e efetividade da campanha são primordiais estratégias de grande abrangência que tenham suporte da sociedade civil, instituições sociais, políticas e privadas. Além disso, é fundamental ofertar apoio às pessoas vulneráveis bem como amparar aqueles que se encontram em luto pelo suicídio de alguém próximo.

Ações locais

Nesse sentido, em Catalão, todos os anos a Secretaria Municipal de Saúde por meio do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) coordena ações preventivas divulgando seus serviços em redes sociais.

Atualmente, a equipe ocupa espaços importantes na saúde pública sobremaneira no contexto pandemia, com capilaridade que se estende às unidades básicas de saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nesse sentido, do início do mês até agora houve exibição de painéis com conteúdos para reflexão acerca do tema Setembro Amarelo nas unidades básicas de saúde, UPA, CAPS e Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil (lotado no Centro de Pediatria) e  divulgação de conteúdos e trabalhos realizados na mídias digitais; intensificação de acolhimentos para escuta qualificada.

O Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios, lembra que a Campanha compreende todo o mês de setembro, e convida a população a acompanhar o trabalho pelas redes sociais pois acontecerão novas atividades.

Em caso de dúvidas ou para mais informações basta entrar em contato com a equipe do CAPS José Evangelista da Rocha que fica na rua da Resistência, nº 563, no bairro Teotônio Vilela. O telefone é: 64-3441.1813.

Sobre a cor amarela

A cor amarela foi escolhida em homenagem a Mike Emme, adolescente que morreu por suicídio em 1994, nos EUA. Seus pais, familiares e amigos iniciaram ações para prevenção do suicídio tendo a fita amarela como símbolo de que é possível pedir ajuda e receber ajuda em caso de sentimentos e pensamentos relacionados a sofrimento insuportável.

ASCOM – Prefeitura de Catalão.