Semana Nacional de Trânsito: SMTC desenvolve atividades no município

Tema deste ano tem foco para as crianças. Ideia é que elas sejam multiplicadoras de boas práticas.

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro. A data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro. O objetivo é desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito. Reconhecendo a importância do momento, a Prefeitura de Catalão por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC) está realizando diferentes ações ao longo desta semana.

Com o tema este ano “No trânsito, o sentido é a vida” as atividades em Catalão estão voltadas de modo especial para as crianças. A ideia é que elas sejam multiplicadoras de boas práticas e também agentes fiscalizadores no dia a dia. Assim sendo, uma blitz educativa já foi realizada com a participação de alunos do projeto Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros e contou com o apoio também da Polícia Militar. Essa ação especificamente aconteceu na manhã desta terça-feira (24) na Avenida Raulina Fonseca Paschoal. Além disso, equipes da SMTC também estão percorrendo escolas e promovendo palestras com a distribuição de material para orientação, panfletos.  

O Superintendente de Trânsito de Catalão, Clayton Santos, explicou que a campanha é voltada principalmente para esse público infanto juvenil uma vez que a proposta é capacitar as crianças para que elas sejam multiplicadoras e chamem a atenção dos pais no trânsito, e para que no futuro, tenham mais consciência ao pegar a direção de algum veículo.

Entenda:

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes possam mudar.

O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas.

Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:

  • Não dirigir alcoolizado;
  • Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
  • Não ultrapassar o limite de velocidade;
  • Usar sempre o cinto de segurança;
  • Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
  • Conhecer e respeitas todos os sinais e leis de trânsito.

ASCOM – Prefeitura de Catalão