Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolve ação de educação ambiental

A Prefeitura de Catalão, por meio do Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC), realizou entre os dias 01/06/2020 a 05/06/2020 campanha de Educação Ambiental em comemoração ao “Dia Mundial do Meio Ambiente.” Criado no dia 5 de junho, pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, é um dia para repensar atitudes e criar novos hábitos que devem fazer parte do cotidiano de todas as pessoas.

Com esse intuito, seguindo as diretrizes do Programa Municipal de Educação Ambiental, através dos projetos “Despertando o Protagonismo Ambiental” e “Sustentabilidade Ambiental”, a SEMMAC desenvolveu ações de conscientização da comunidade sobre a utilização adequada dos recursos naturais, e necessidade com o cuidado e a preservação do meio ambiente.

As atividades desenvolvidas respeitaram o regramento do atual momento vivenciado, de distanciamento social, provocado pela pandemia, com o devido cuidado para evitar o contato e fluxo de pessoas e materiais. Através do ônibus, denominado “Ecomóvel”, em locais estratégicos da cidade de Catalão, houve um chamamento para a comunidade, para reflexões em torno da temática ambiental. A movimentação aconteceu conforme o seguinte cronograma: dia 01/06, nas proximidades do Posto JK, 02/06, no Clube do Povo, 03/06 na Rodoviária do São João, 04/06, Ecomóvel na rotatória de acesso à Rodovia GO 210 (saída para Goiandira) e no dia 05/06 o Ecomóvel esteve na Av. 20 de Agosto, ao lado da praça Getúlio Vargas, com distribuição de mudas nativas do Cerrado e de arborização. Ressaltando que neste período a Secretaria Municipal de Meio Ambiente doou a oitocentas (800) mudas a comunidade e as pessoas que compreenderam a mensagem de conscientização da necessidade de preservar o meio ambiente.  

É oportuno reafirmar, que se cada um fizer sua parte, há como garantir um futuro mais promissor para as presentes e gerações futuras. Tendo atitudes responsável de preservação ambiental, tais como:

  • Economizar água e energia;
  • Não comprar ou ter posse de animais silvestres sem autorização;
  • Evitar hábitos consumistas, comprando apenas o que for necessário;
  • Sempre que possível, deixar seu carro em casa;
  • Comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;
  • Participar da Coleta Seletiva;
  • Não desperdiçar alimentos;
  • Não incorrer em crimes de poluição e degradação dos recursos naturais.

Ter um ambiente saudável é nosso direito, mas também um dever de todos. Um mundo equilibrado e sadio implica em qualidade de vida para as pessoas! Pense nisso!

ASCOM - Prefeitura de Catalão.