Saúde dos homens: Prefeitura realiza Dia D da Campanha “Novembro Azul” com vários serviços de graça

Evento foi realizado nesta sexta-feira com entrada gratuita e marcou o encerramento da campanha especial com ações realizadas ao longo deste mês em todo país.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta sexta-feira (29), um Dia D da Campanha Novembro Azul. A proposta foi, mais uma vez, chamar a atenção dos homens para a prevenção ao combate do câncer e outras doenças, bem como oferecer num único espaço várias atividades e serviços para o público. O evento realizado no Centro de Convivência da Terceira Idade (Salão do CRAC) marcou o encerramento da campanha nacional.

Durante toda a manhã, entre 8h e 12 horas, equipes de diferentes áreas da secretaria de saúde com a parceria de acadêmicos da UFCAt (Universidade Federal de Catalão) e Rotary Clube Catalão, ofereceram vários tipos de atendimentos com prestação de serviços e orientações. No local, clínicos geral, urologistas, enfermeiros entre outros realizaram consultas, prestaram esclarecimentos, tiraram dúvidas, realizaram testes rápidos, aferição de pressão arterial e muito mais. Tudo com foco para a saúde do homem.   

Wilmar Martins da Paixão, é construtor. Soube da ação na cidade e não perdeu tempo. Aproveitou a manhã para bater um papo com a equipe médica e começar um check-Up. “Tem que aproveitar. A Prefeitura está de parabéns por fazer isso aqui pra gente. Nós precisamos cuidar da saúde e se é de graça, fazer tudo de uma vez só é melhor ainda”, disse ele.

O Secretário de Saúde, Velomar Rios, lembrou que todas essas ações já são oferecidas gratuitamente o ano todo pelo município. Agora, a oferta dos serviços foi apenas intensificada como forma de chamar a atenção dos homens, acabar com mitos e preconceitos e destacar a importância da prevenção ao câncer de próstata. “Nosso objetivo é sempre informar, ajudar e oferecer todos os tipos de esclarecimentos para que as prevenções possam acontecer. Tivemos um novembro especial, com a participação de muitas pessoas do sexo masculino, mas ainda é preciso evoluir nesta questão, porque saúde também é coisa de homem”, destacou Velomar Rios.

Última ação

Apesar do Dia D marcar oficialmente o encerramento da Campanha em Catalão, uma última ação ainda está prevista para acontecer nesta sexta. Será no Centro Integrado da Mulher (CIM), às 18 horas. Será uma palestra educativa com o urologista, Dr. Caio Flávio, sobre Saúde do Homem, Câncer de Próstata e o Planejamento Familiar (vasectomia). Atendimentos de enfermagem e realização de exames de testagem rápida também serão ofertados.

Cuide-se!

Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão.