Represa da Bica recebe revitalização completa

Trabalho de recuperação e reestruturação é realizado a três meses. Previsão de conclusão é para o próximo mês.

A Prefeitura de Catalão por meio da Secretaria de Transportes e Infraestrutura está realizando intervenções na Represa da Bica, que liga o bairro Santa Cruz ao Barca. Os trabalhos começaram há praticamente três meses e a previsão é que seja concluído ainda este ano.

De acordo com Luís Severo Braga Gomide, Secretário Municipal de Transportes e Infraestrutura, a Represa da Bica é uma obra inacabada da administração anterior. Ele explicou, que a gestão passada esvaziou a represa, à época, no intuito de promover melhorias, mas não conseguiu concluir a obra. Diante da situação, a Prefeitura começou há três meses, aproximadamente, a reestruturar os taludes, saídas d’água e toda parte ambiental da área. Agora, as equipes que atuam no local estão cuidando da limpeza da lâmina d’água e posteriormente será iniciada a obra de iluminação e pavimentação da crista da represa e dos acessos (trevo/rotatória) aos dois bairros. Estima-se que a Represa da Bica ficará com nível pelo menos 60 centímetros acima do normal.

 “Serão vários benefícios. Em primeiro lugar, a ligação que fará do bairro Santa Cruz ao Barca, em conjunto a outra intervenção que será feita no Setor Aeroporto, tornará ali uma linha de escoamento muito grande, uma vez que a população poderá sair do centro da cidade e efetivamente ir até a Lamartine, saindo lá no Clube de Tênis, ou seja, esvaziando todo o fluxo na região central. Em segundo lugar, em relação ao Meio Ambiente. Teremos uma lâmina d’água extremamente grande, que além de uma beleza extraordinária será um lugar de lazer para a população. Teremos a mobilidade urbana engrandecida e consequentemente, a valorização das áreas. O impacto será em vários bairros: Santa Cruz, Barca I, Barca II, Campo Belo, Florença, etc”, ressaltou Luís Severo.

Mais de 1 milhão de reais estão sendo investidos e a previsão é que a obra completa seja concluída e inaugurada ainda este ano. “A represa da Bica faz parte do projeto de reconstrução da cidade. Ela foi totalmente esvaziada em 2013 e esquecida pelo poder público. Após muito trabalho para regularizar e organizar a parte legal, documentações, iniciamos mais essa grande obra para atender os moradores dessa região", destacou o Prefeito Adib Elias.

ASCOM – Prefeitura de Catalão.