Rede pública municipal de saúde recebe mais 3 mil testes rápidos


Na manhã desta quarta-feira (13), a CMOC Brasil, que já havia realizado a doação de sete mil kits de testes de identificação do novo coronavírus para o atendimento à população, doou mais três mil kits, totalizando 10 mil. Os testes são chamados de rápidos pois conseguem apontar o resultado em 10 minutos. A doação foi feita por meio de uma parceria com o Rotary Clube de Catalão.
A utilização dos testes rápidos permite atender à crescente demanda pelo diagnóstico e aumenta a agilidade da resposta aos indivíduos, assim como permite seu rápido encaminhamento para assistência médica e início de tratamento. Ou seja, é fundamental para o combater o novo coronavírus.


A situação na cidade está relativamente controlada se comparada a municípios vizinhos, nos quais casos vários casos confirmados e mortes foram contabilizadas.
Em Catalão até o momento foi registrado apenas 1 caso confirmado (já com diagnóstico de cura), 16 pessoas testaram positivo para a covid-19 (através do teste rápido), 08 casos foram notificados como suspeitos (em investigação) e 91 casos negativados.
Os exames estão sendo distribuídos na rede pública municipal e hospitais particulares. É importante lembrar que não serão todas as pessoas testadas. É preciso que o paciente apresente os sintomas e tenha os sinais de covid-19 a pelo menos 8 dias, porque antes disso existe a possibilidade de “falso negativo”.


O Prefeito Adib Elias, agradeceu mais uma vez a mineradora pela parceria e reforçou a importância do envolvimento de toda sociedade para combater essa doença que assola todo o mundo. “Fico extremamente agradecido e feliz em ver que grandes empresas e instituições estão dando as mãos para o poder público neste momento. A CMOC vem sendo nossa grande parceira e dando um belo exemplo a todos. Só teremos sucesso no combate à covid-19 se todos se ajudarem, doar o que pode. E claro, se a população tiver consciência e fazer a sua parte, ou seja, entender que não existe vacina, não existe remédio, o único meio é se prevenir, é o distanciamento social.”
Sobre a CMOC Brasil
A CMOC Brasil atua no segmento de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos. A empresa é a segunda maior produtora de nióbio do mundo e está entre as maiores fornecedoras de fertilizantes fosfatados do Brasil. A companhia gera 4 mil empregos em suas três plantas industriais e duas minas no país. Ciente de sua responsabilidade social, desenvolve importantes iniciativas em educação, saúde e apoio comunitário nas regiões do entorno de suas operações.

SECOM – Prefeitura de Catalão