Projeto FICA Itinerante leva cinema, cultura e meio ambiente a diferentes partes de Catalão

Programação do projeto aconteceu durante três dias e de forma gratuita.

Aconteceu em Catalão mais uma edição do Projeto FICA Itinerante, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Um evento realizado em três dias, com rica programação e o melhor, totalmente gratuito.

A primeira noite, dia 04, quarta-feira da semana passada, foi realizada no Museu Cornélio Ramos, região central da cidade. Na quinta-feira (05) aconteceu nas dependências da UFCat (Universidade Federal de Catalão) e na sexta-feira (06) no CCPA (Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz). Uma realização da Prefeitura de Catalão por meio da Fundação Cultural Maria das Dores Campos.

O FICA Itinerante é um projeto que visa levar para os municípios Goianos cinema, cultura e meio ambiente. Nasceu como extensão do FICA que acontece na cidade de Goiás no mês de junho. Ao término do festival o FICA Itinerante sai em viagem por outras cidades do estado levando o cinema ambiental para escolas, universidades e outras instituições públicas. Além disso, o FICA Itinerante já ajudou a criar cinco festivais de cinema em outros municípios Goianos: Aragarças com o FICA no Araguaia, Acreúna com o AFIC, Jataí com o Festival de Inverno e todas as Artes, Faina com o Festival de Cinema de Faina e Senador Canedo com o Curta Canedo. Todos criados a partir de influências do projeto FICA Itinerante.

Na noite de abertura desta edição do FICA Itinerante em Catalão, estima-se que cerca de 150 pessoas tenham passado pelo Museu Municipal Cornélio Ramos, onde foram abordados temas sobre sustentabilidade, ecologia e natureza. Após a exibição do filme alunos da Fundação Cultural fizeram apresentações musicais e até o coral participou. Os food trucks foram parceiros.

Na segunda noite na UFCat - Auditório Professora Sirlene Duarte (Aberto ao Público) - teve palestra, debate bem como a programação realizada no CCPA que contou com exibição do filme.

“O que podemos dizer é que foi ótimo. A atividade marcou mais uma ocasião importante de divulgação e realização do projeto e, com isso, seguimos tentando agregar valor. E o resultado é que conseguimos atingir pelo menos 500 pessoas ao longo desses três dias do FICA Itinerante”, disse Patrícia Castro, Presidente da Fundação Cultural Maria das Dores Campos.

ASCOM – Prefeitura de Catalão