Projeto da Secretaria de Esportes leva profissionais das forças de segurança e salvamento para estrutura do Clube do Povo

Educadores físicos da Prefeitura preparam rotina de atividades e acompanham militares

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, traz mais novidades em seus projetos na cidade. Profissionais das forças de segurança e salvamento agora estão recebendo treinamento físico com acompanhamento dos professores do município. As atividades acontecem pelo menos duas vezes por semana, no complexo do Clube do Povo.

A iniciativa é uma extensão do projeto Catalão Esportes e acontece de modo semelhante ao Funcional nas Praças, desenvolvido de graça e ao ar livre. Agora, policiais Militares também têm rotina de treino. A tropa da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) – antigo GPT (Grupo de Patrulhamento Tático) – foi a primeira a aderir ao projeto em mais uma parceria entre a PM e administração municipal. Educadores físicos preparam exercícios, orientam e acompanham cada circuito. Em contrapartida, os policiais melhoram condicionamento físico, ganham resistência e mais preparo para as atividades diárias de suas funções. Os treinos acontecem há pouco mais de um mês, às quartas e sextas-feiras. 

Paulo Alves, é educador físico, apenas um da equipe da secretaria que está diretamente ligado ao projeto. Segundo ele, o foco é preparar os militares para que possam enfrentar a função que exercem com melhor condicionamento. “Nossa preparação é também para fortalecimento do corpo e para deixá-los mais dispostos e aptos para a ação. É uma hora de aula intensa, duas vezes por semana. Preparação, alongamento, aquecimento dinâmico, circuito e exercícios mais direcionais”, contou o professor.

Com resultados satisfatórios já percebidos após as primeiras semanas de projeto, o sub-comandante da CPE, Tenente Vinícius Roldão, fez questão de comentar a participação da tropa que se dedica aos treinos há pouco mais de um mês. “Nós estamos com a Companhia de Policiamento Especializado recém-criada aqui na cidade de Catalão, para atender toda estrada de ferro, 15 municípios da nossa região. Então essa parceria com a secretaria e prefeitura municipal tem dado um suporte muito importante para que a tropa esteja sempre preparada fisicamente e emocionalmente para as ações de ocorrências de alta complexidade, que é atribuição da CPE”, disse o tenente da PM.

De acordo com o Secretário de Esportes de Catalão, Rogério Mesquita, o projeto está apenas começando. Além da CPE também já participam as equipes do GIT (Grupo de Intervenção Tática/Segurança Prisional). Segundo ele, outras forças farão parte da iniciativa. Nas próximas semanas, novas turmas serão formadas: militares do Corpo de Bombeiros e policiais civis darão início aos treinamentos no complexo do Clube do Povo. “O Prefeito Adib sempre foi muito parceiro da segurança pública e nos pediu para que pudéssemos olhar e cuidar com carinho por essa categoria. O mais importante é resultado que isso tem trazido na produtividade desses profissionais nas ruas. É uma parceria inédita, e mais do que isso, uma forma de retribuirmos o que esses profissionais fazem pela nossa sociedade", completou Rogério Mesquita.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão.