Programa “Prefeitura nos bairros” será lançado nesta sexta em Catalão

Região dos bairros Jardim Primavera, Parque Imperial e Loteamento Paraty será primeira contemplada.

A Administração Municipal mais perto do cidadão: essa é a proposta. Com o objetivo de levar as ações da Prefeitura mais próximas da população e tornar mais eficientes as estratégias para solução dos desafios da Administração Pública, a Prefeitura de Catalão, lançará na próxima sexta-feira (31), o programa “Prefeitura nos Bairros”. A primeira região a receber a comitiva, com vários serviços, informações e orientações, será os bairros Jardim Primavera, Parque Imperial e Loteamento Paraty.

De acordo com o prefeito Adib Elias, o trabalho consiste em uma ação integrada com todas as secretarias e repartições do município.  A ação prevê um evento periódico e contemplará todos os bairros do município, com disponibilização de serviços de todas as áreas da Administração Pública Municipal. Será realizada com data pré-agendada e divulgada antecipadamente na mídia e redes sociais.

O programa “Prefeitura nos Bairros” levará até a comunidade todo o suporte da Administração Municipal, visando atender às necessidades da comunidade local. Diferentes áreas serão atendidas: Saúde, Ação Social, Trabalho e Renda, Trânsito, Infraestrutura, Jurídico, Esporte, Administração, Saneamento, Direitos do Consumidor e Direitos da Mulher.

  • A Secretaria de Assuntos Comunitários, Promoção e Ação Social através do CRAS dará orientações sobre o benefício BPC (Benefício assistencial de Prestação Continuada à pessoa idosa ou com deficiência), passe livre municipal e interestadual; cadastro e atualização do Cadastro Único – Bolsa Família e Isenção de IPTU; segunda via das certidões de nascimento, casamento e divórcio; além do CREAS, criança feliz e acesso ao mundo do trabalho.
  • A Secretaria de Saúde realizará testes de tipagem sanguínea; verificação da pressão arterial, exames Papanicolau; testes de Glicemia; vacinação contra o H1N1; disponibilizará médicos (pediatra e clínico geral) e dentistas (ônibus odontológico) no local e até a equipe de Epidemiologia fará um trabalho de combate à dengue com conscientização e dedetização pelo setor.
  • A Secretaria do Trabalho e Renda fará emissão de documentos e atendimentos através do SIME (Sistema Municipal de Empergo de Catalão).
  • A SMTC (Superintendência Municipal de Trânsito) fará a sinalização de ruas pelos bairros atendidos no programa.
  • A Diretoria de Parque e Jardins, Iluminação e Transportes desenvolverá ações de limpeza, remoção de entulhos, tapa-buracos, pintura de postes e meio fios, iluminação pública entre outros serviços.
  • A Defensoria Pública tratará de questões ligadas a divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, curatela, ação de guarda, ação de adoção e dissolução de sociedade.
  • A Ouvidoria receberá sugestões, reclamações e denúncias por parte da comunidade.
  • A equipe da Secretaria de Esportes estará responsável por oferecer práticas de atividades físicas ao ar livre.
  • A SAE (Superintendência de Água e Esgoto) emitirá segunda via de contas, fará negociação e parcelamento de débitos, estará com o serviço de verificação de vazamentos bem como com o cadastro na Tarifa Social.
  • O Procon realizará todos os atendimentos ao público no que se refere a dúvidas e reclamações dentro dos direitos do consumidor.
  • E a Diretoria da Mulher prestará serviços de orientação e distribuição de métodos contraceptivos, atendimento e apoio contra a violência doméstica, cadastro para enxoval de bebê, limpeza de pele e a população terá acesso ainda aos cadastros para projetos do programa empreendedorismo feminino.

O programa neste formato, com dezenas de serviços oferecidos gratuitamente estará de forma itinerante percorrendo cada setor de Catalão para facilitar o acesso da população e abrir uma ponte direta de diálogo com as comunidades. “Todos os serviços da Prefeitura juntos, perto de sua casa: esse é o objetivo, levar a Prefeitura mais próxima do cidadão. A cada edição, uma equipe fará um levantamento das demandas de todos os bairros e os serviços serão executados com planejamento e maior eficiência.  A prioridade do projeto é tornar a Administração Pública mais aberta e mais democrática com a participação de todos, ouvindo a comunidade, promovendo um dia especial e resolvendo de forma mais rápida e eficiente as demandas da população”, disse o prefeito Adib Elias.

Nesta sexta-feira, dia 31 de Maio, o programa “Prefeitura nos bairros” será realizado das 08h às 17 horas em frente ao Caic, no bairro Parque Imperial.  

Venha resolver suas pendências, tirar dúvidas, dar sugestões à Administração Municipal, além de participar de momentos de lazer e de bem-estar. Traga sua família!

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão