Programa Catalão Contra o Aedes: força tarefa leva equipes para SARV na luta contra a dengue

A Prefeitura de Catalão através da Secretaria Municipal de Saúde (Departamento de Endemias) com o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Transportes, mobilizou equipes para desenvolver uma força tarefa em Santo Antônio do Rio Verde. A ação que acontece durante toda esta sexta-feira (29) tem como objetivo atuar no combate, prevenção e conscientização da população sobre a dengue. A iniciativa faz parte do Programa Catalão contra o Aedes.

Ao todo, 50 funcionários da Prefeitura entre agentes e trabalhadores da infraestrutura saíram às ruas de casa em casa vistoriando quintais, terrenos baldios, logradouros públicos e tudo que pudesse servir de criadouro do mosquito da dengue que é também transmissor da chikungunya e zica. A meta era visitar cada um dos 1.326 imóveis registrados no distrito.

Além de observar e eliminar os focos, os agentes que faziam o controle da doença também aproveitavam para reforçar a importância do cuidado e da vigilância de cada morador dentro de sua própria casa diariamente. Alguns homens do grupo estavam focados na dedetização de áreas, lotes baldios e terrenos vagos. Caminhões passavam recolhendo lixo e objetos inservíveis que poderiam acumular água e depois seria feito o descarte correto.

Para o secretário de Saúde, Velomar Rios, que esteve em Santo Antônio do Rio Verde nesse dia de muito trabalho, é imprescindível que todos se unam nessa guerra. “Sabemos que a dengue já se tornou uma epidemia em todo o país. O poder público tem se empenhado de todas as formas, as pessoas sabem do perigo e dos cuidados necessários para combater esse mal que mata, ou seja, consciência sabemos que todos já têm, mas é preciso agir. É essencial que todas as pessoas cuidem, olhem, limpem suas casas e especialmente seus quintais. Estamos trabalhando e fazemos esse apelo porque a dengue é uma causa de todos nós”, destacou Velomar Rios.

VISITA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Durante o mutirão contra a Dengue em SARV, o secretário de Saúde Velomar Rios e o Controlador Geral do Município, que também está atuando na saúde, Jamil Torquato, aproveitaram para fazer uma primeira visita ao Posto de Saúde do distrito, desde que assumiram a pasta. Eles reuniram todos os trabalhadores (equipe completa) da unidade básica, conheceram as demandas, a realidade do posto e falaram sobre o funcionamento da rede.

ASCOM – Prefeitura de Catalão