Prefeitura e UFCat realizarão pesquisa com testagem em massa da população catalana

Estudo e testes serão realizados em diferentes etapas e regiões.

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento à Covid-19 e em parceria com a Universidade Federal de Catalão (UFCat), realizarão a partir desta sexta-feira (10), mais uma importante ação no combate ao novo coronavírus na cidade. A iniciativa inédita envolve além de uma grande pesquisa, a testagem em massa da população.

Nesse trabalho, profissionais da Saúde percorrerão diferentes bairros e casas convidando os moradores à participarem da pesquisa respondendo perguntas que compõem um questionário. Os agentes irão de casa em casa e os cidadãos também poderão fazer o teste rápido que detecta ou não a imunidade para o coronavírus.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Velomar Rios, serão realizados nessa grande ação 8 mil testes rápidos, divididos em quatro edições. A ideia é testar além da população em geral, pessoas das indústrias e comércios, profissionais da saúde e também pessoas que já contraíram a Covid-19.

Segundo ele, “objetivo desta ação - bem como todo o trabalho que já vem sendo feito - é identificar como o vírus está circulando, qual o índice em nossa cidade e faixa etária, por exemplo. É uma pesquisa aprofundada diante da atuação da doença que o departamento de estatística da universidade vai consolidar e trazer os resultados. Isso permitirá que seja melhor traçado o perfil epidemiológico e o próprio município promova mais ações de prevenção e controle de disseminação da doença. Lembrando aqui o mais importante: o foco principal é proteger a saúde da nossa comunidade”.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão.