Prefeitura de Catalão promove campanha Janeiro Branco

Com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu neste início de ano a Campanha “Janeiro Branco”. Um dos propósitos deste movimento é incentivar as pessoas a mudarem suas vidas e buscar o que as fazem felizes.  
De acordo com a psicóloga e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial José Evangelista da Rocha (CAPS I), Keila Marine, a campanha deste ano é especial, devido à pandemia do novo Coronavírus. “Essa campanha tem uma missão ainda maior, pois viemos de um 2020 marcado pelo início da pandemia da Covid-19, que tem afetado diretamente a saúde mental da maioria da população. Estudos recentes têm mostrado o aumento significativo de casos de ansiedade, depressão, pânico, suicídio, consumo abusivo de álcool e outras drogas, tudo como consequência das mudanças ocasionadas pela pandemia.” Ainda segundo a coordenadora, o mês de janeiro foi escolhido para mobilização, pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos. A escolha do branco, considerado por muitos como a cor da Paz, é uma forma de incentivar os pacientes a desenhar novas possibilidades.
Aqui no município, as ações no campo da saúde mental são efetivadas por meio do CAPS I, localizado na rua da Resistência, nº 563, bairro Teotônio Vilela. A unidade tem promovido ações de promoção e prevenção em Saúde Mental, como: confecção e distribuição de material informativo sobre a campanha, sensibilização das equipes que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde do município, através de palestras e entrevistas em redes sociais, dentre outras.
O CAPS é composto por uma equipe multiprofissional e tem como objetivo atender pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e também aqueles com sofrimento decorrentes do uso abusivo de álcool e/ou outras drogas. Atualmente, a unidade atende pessoas maiores de 18 anos e que procuram o serviço por demanda espontânea, bem como aquelas que são encaminhadas por outras instituições. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 07h às 17h. As pessoas que procurarem o serviço devem apresentar os documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de endereço.
Aqueles interessados em saber mais detalhes da programação da campanha, podem acessar as páginas da Instituição: Caps José Evangelista (facebook), Capscatalao (instagram) ou através do telefone (64) 3441-1813.

SECOM – Prefeitura de Catação