Prefeitura de Catalão inaugura Usina de Resíduos Sólidos nesta quarta-feira

Prefeitura de Catalão inaugura Usina de Resíduos Sólidos nesta quarta-feira

 

A Prefeitura Municipal de Catalão dá mais um passo rumo à sustentabilidade e inaugura a Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos com Separação de Biomassa. A solenidade será nesta quarta-feira (23), às 9h, no Aterro Sanitário, com a presença da secretária de Estado do Meio Ambiente, Andrea Vulcanis. Com mais esta obra, a cidade será referência em transformar restos de construção civil em energia elétrica.

O investimento que beneficiará o meio ambiente é de cerca de R$ 2,5 milhões, recursos próprios do município. Das 4.500 toneladas de resíduos de construção civil que chegam ao local em média por mês, praticamente 90% tem capacidade de aproveitamento.

A operação do sistema será simples e eficiente. O material passará por um sistema de triagem e separação da biomassa com reaproveitamento de boa parte dos resíduos que serão transformados em cascalho, brita 1, brita 2, areia e pedrisco, além de energia limpa.

Com a usina em funcionamento, além de resolver o problema da falta de espaço dentro do aterro sanitário, os produtos que forem gerados a partir dos resíduos possibilitará a produção de material de construção civil, como por exemplo, tijolos, para que através da Ação Social, o benefício chegue até a população. Além de ajudar a Prefeitura a economizar cerca de um milhão de reais, gastos, mensalmente, apenas com energia.

Catalão será a cidade mais sustentável nesse quesito em Goiás e ainda gerará pelo menos 20 empregos diretos. Essa é a cidade que sonha e faz!

SECOM – Prefeitura de Catalão