Prefeitura de Catalão aproveita estiagem para realizar operação tapa-buraco

As frentes de trabalho estão divididas obedecendo critérios de prioridade, para sanar os pontos mais críticos de trafegabilidade.

 

A Prefeitura de Catalão não tem medido esforços para reparar os estragos na malha asfáltica do município, causados durante esse intenso período chuvoso que assola não só Catalão, mas todo o Brasil. A Secretaria de Engenharia e Produção já tem um levantamento das demandas emergenciais e está aproveitando a breve estiagem, para realizar uma operação tapa-buraco em vários bairros da cidade.

A ação conta com mais de 40 servidores públicos, em dezenas de equipes espalhadas pela cidade. As frentes de trabalho estão divididas obedecendo critérios de prioridade, para sanar os pontos mais críticos de trafegabilidade.

Ontem, por exemplo, teve início a operação na Rua Albino Nascimento, no loteamento Estrela. Nesta quinta-feira (03), estão dando continuidade aos trabalhos nas ruas Hosana Salviano, Marciano Salviano, Antônio Salviano e Alfredo Salviano, no mesmo bairro. Logo em seguida, os bairros Paineiras, Castelo Branco, Jardim Europa e Paraíso – também muito prejudicados pelo forte volume de chuvas deste ano e identificados com maior quantidade de buracos - serão atendidos.

A outra frente de serviço ficará por conta de reparar as vias de diferentes pontos do município, buracos diversos, em situação emergencial.

O secretário municipal de Engenharia e Produção, Bruno Evangelista, reitera a preocupação do município com as ações emergenciais para minimizar os impactos causados pela chuva. “Estamos voltando com a campanha do tapa-buraco, aproveitando a trégua que as chuvas nos deram. No período chuvoso é impossível realizar a operação, além das equipes não conseguirem trabalhar. Começamos os trabalhos e esperamos ser rápidos. Pegamos os principais pontos para tentar amenizar o grande dano que a intensidade de chuvas causou na cidade”, disse o secretário.

Estão sendo aplicados, aproximadamente, 40 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) por dia, para tapar os buracos. Paralelamente a esta ação, as equipes intercalam os serviços com a recuperação do trecho que dá acesso à CMOC, onde já foi realizada a recomposição da base com cascalho.

Ainda segundo Bruno Evangelista, os estragos poderiam ser piores, se a Prefeitura não tivesse se antecipado e realizado uma campanha preventiva. “Foi feito um trabalho preventivo de limpeza de todas as bocas de lobo, de bueiros e sistema de drenagem, o que amenizou muito os danos, de forma que estaríamos hoje com problemas muito maiores”, completou.

A operação se estende pelas próximas semanas, enquanto perdurar a estiagem. Se o tempo contribuir, em 3 dias a malha asfáltica do município estará recuperada.

O trabalho de recuperação dos pontos emergenciais é monitorado diariamente. Além das vias urbanas, as equipes da Secretaria de Engenharia e Produção também atuam para desobstruir e atenuar estragos em estradas rurais.

Recapeamento

Em abril, a Prefeitura Municipal de Catalão dará continuidade ao programa Asfalto de Verdade, que teve início em 2017, para ser executado em etapas, durante os anos da atual gestão. Várias ruas e avenidas já foram transformadas ao receberem o recapeamento asfáltico do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), considerado de melhor qualidade e maior durabilidade.

Os bairros previstos para receber o recapeamento são: Leblon, Vereda dos Buritis, Copacabana, Jardim Europa e parte do Santa Teresinha.

Nos bairros Paineiras e Estrela, primeiramente, será realizado o projeto de drenagem pluvial, após sua execução será iniciada a reconstrução das vias, por meio do recapeamento.

Já os bairros Vila Cruzeiro, Santo Antônio, Elias Safatle, Pontal Norte e o setor Marconi, receberão asfalto novo.

 

 

 

 

Essa é a Prefeitura de Catalão, cidade que sonha e faz!

 

ASCOM – Prefeitura de Catalão