Prefeitura cede terreno via comodato para ASCATE

Na área será construída a sede própria da Associação Catalana de Equoterapia.

A Prefeitura de Catalão cedeu à Associação Catalana de Equoterapia (ASCATE) um terreno onde deverá ser construída a sede própria da entidade sem fins lucrativos. O ato (autorizado conforme a Lei nº 3.703, de 02 de outubro de 2019) foi oficializado por meio de contrato de comodato. A assinatura do documento aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), no gabinete do Prefeito Adib Elias.

A área cedida pelo município possui exatamente 12.123,25 m² e está localizada no Loteamento Residencial Conquista. O prazo de duração do comodato será de 20 anos, podendo ser prorrogado.

A ASCATE desenvolve um projeto social que vem mudando a vida de pessoas que apresentam necessidades especiais. A associação oferece gratuitamente a crianças, jovens e adultos a equoterapia. Método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. É indicada também para pessoas que apresentam dificuldade de aprendizado e quadro de hiperatividade. Profissionais capacitados e de várias áreas são responsáveis pelo atendimento especializado e de qualidade. São todos voluntários: fisioterapeutas, psicólogos, terapeuta ocupacional, auxiliar guia, quitador e outros voluntários para nos ajudar com tudo, desde os cavalos, conserto de cerca, até soldador etc.

Criada em 2013, com início de suas atividades (atendimentos) em 2014, a ASCATE funciona atualmente dentro do Parque de Exposições de Catalão/Sindicato Rural. De acordo com a Presidente da associação, Elaine Fagundes, de janeiro até agosto de 2019 a associação a atender 66 praticantes. De agosto até o fim do ano serão 45 e a previsão para 2020 é atender pelo menos 70 pessoas de diferentes idades.

“Esse momento é muito importante porque marca o início do nosso crescimento. A demanda só aumenta e nos pede que tenhamos um local próprio para receber essas pessoas. Será uma construção grande. Então, o momento é mesmo de muita alegria por ter recebido esse terreno da Prefeitura numa parceria muito bonita. E o melhor, é um terreno dentro da cidade, um local acessível que vai facilitar muito. Só temos que agradecer e comemorar”, disse Elaine Fagundes, Presidente da ASCATE que adiantou que no próximo mês já devem começar os trabalhos de limpeza da área para que em janeiro, possivelmente, possam começar de fato as obras de construção do prédio.

Após a assinatura do contrato, o Prefeito Adib Elias falou de satisfação em poder ajudar. “Eu me sinto extremamente feliz em poder ajudar uma instituição com uma causa tão nobre e importante. Só desejo felicidade e que possam começar logo essa obra pra cuidar e tratar do povo. Parabéns para a associação, pelo trabalho e para cada um dos que se dedicam a oferecer condições para melhorar a vida de quem precisa com esse tratamento”, destacou Adib Elias.

ASCOM – Prefeitura de Catalão