Planejamento familiar: vasectomia é oferecida de graça para homens em Catalão

Saiba como funciona o procedimento e como realizá-lo pela Prefeitura.

A Prefeitura de Catalão segue trabalhando pelo bem-estar e pela qualidade de vida da população. Não é novidade que a atual administração municipal dispõe de vários serviços ofertados gratuitamente no CIM (Centro Integrado da Mulher). São procedimentos diversos que podem ser utilizados pelo público feminino em todas as fases da vida. Mas, o que talvez, muita gente não saiba, é que no mesmo lugar há cuidados e serviços específicos também para os homens, como a cirurgia de vasectomia.

Por meio do Programa de Planejamento Familiar, a Secretaria de Saúde oferece aos moradores de Catalão e todos usuários do SUS o método contraceptivo (definitivo) de Vasectomia. Oferecido pelo município, todo o processo passa pelo CIM e é feito por especialista de Catalão no Hospital Conveniado Nasr Faiad.

Para conseguir o serviço, o paciente deve ser morador de Catalão, se encaixar no trâmite legal, e ter pelo menos 25 anos ou dois filhos (LEI Federal Nº 9.263, DE 12 DE JANEIRO DE 1996). Além disso, o candidato vai passar por uma equipe multidisciplinar: médico urologista, psicólogo e assistente social, além de assinar um termo que comprova a sua decisão pela vasectomia que é considerada um procedimento irreversível.

De acordo com a coordenadora geral do CIM, Aura Camila Coimbra Mesquita, a proposta é auxiliar a comunidade e oferecer ajuda também por meio de orientação. “O procedimento é voltado para todo homem e/ou casal que já tenha filhos, decida não ter mais e que optem por um método contraceptivo definitivo. A ideia é possibilitar a autonomia de fazer um planejamento familiar evitando gravidez não planejada e/ou indesejada”, explicou.

Aura Mesquita lembrou ainda que apesar da Prefeitura oferecer 20 vagas para realização do procedimento por semana, o número de vasectomias feitas pelo município na cidade não passa de 12.

Serviço

O Setor de Planejamento Familiar funciona de segunda à sexta feira, das 07h às 17 horas (sem intervalo para almoço), no Centro Integrado da Mulher (CIM), anexo ao Hospital Materno Infantil. O endereço é Rua Major Paulino, 760, bairro Nossa Senhora de Fátima.

O Programa fica de portas abertas para acolher, tirar dúvidas, orientar sobre os diferentes métodos e agendar seu procedimento desejado. Venha até nós e escolha o método que seja melhor para você e sua família!

Traga documentos pessoais e cartão do SUS.

Em caso de dúvidas ou para mais informações ligue: 3411-1132.

Vasectomia

A vasectomia é a cirurgia recomendada para homens que não querem mais ter filhos. É uma intervenção cirúrgica simples feita por um urologista que dura cerca de 20 minutos e que exige apenas anestesia local.

Na vasectomia, o médico corta, no escroto, os canais que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis. Desta forma, os espermatozoides não são liberados durante a ejaculação e, por isso, o óvulo não pode ser fecundado, evitando a gravidez.

Entenda

A vasectomia é um método definitivo, não causa impotência, não afeta a masculinidade, é um processo ambulatorial simples e seguro, não interfere na vida sexual do homem e gratuito.

Outros Métodos oferecidos no CIM

Entre os métodos contraceptivos (reversíveis e irreversíveis) oferecidos à comunidade (homens e mulheres) pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde no CIM estão: esterilização cirúrgica (vasectomia), Anticoncepcional oral, injetável, preservativo feminino e masculino, Dispositivo Intrauterino (DIU) e Laqueadura Tubária (mulher).

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão