Obra do Córrego Pirapitinga: Dezenas de árvores serão plantadas nesta sexta no local

Plantio de mudas formará duas áreas verdes e dará novo visual.

Na contagem regressiva para a entrega da tão sonhada canalização do Córrego Pirapitinga - a maior obra dos últimos tempos na cidade - a Prefeitura de Catalão segue o projeto que antes mesmo da conclusão já transformou a área. Nesta sexta-feira (20) mais uma importante etapa será executada: o plantio de dezenas de mudas que darão um novo visual e formarão duas majestosas áreas verdes. Uma cerimônia será realizada para marcar tão importante momento e toda comunidade é convidada a prestigiar.

O local receberá 50 mudas de diferentes espécies: o famoso Ipê nas cores branco, roxo e amarelo e também o tradicional Jacarandá Mimoso roxo. Todo o serviço está sendo organizado cuidadosamente pelo Departamento Municipal de Parques e Jardins responsável por todo paisagismo na cidade. As mudas das árvores que são de grande porte serão plantadas a uma distância média de oito metros umas das outras que depois formarão duas belíssimas áreas verdes e contarão inclusive, com gramado e iluminação completa.

Além de embelezarem o local, as novas mudas, quando estiverem adultas trarão vários benefícios aos moradores. Isso porque as árvores contribuem para a melhoria da qualidade do ar, redução da poluição sonora e sensação térmica, assim como aumento da retenção de água no solo.

Cerca de 150 crianças/alunos da Escola Municipal José Sebba farão o plantio das mudas. A solenidade acontecerá nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, às 8 horas da manhã no trecho em obras (próximo à ponte da Avenida Margon). A comunidade é convidada especial.

Conheça as espécies:

A típica árvore de Ipê é a denominação de uma grande variedade de espécies do gênero Tabebuia e Handroanthus, sinônimos e ambos da família Bignoniaceae. É muito conhecido por sua beleza, exuberância das flores e ampla distribuição em todas regiões do Brasil. Os ipês são caducifólias, ou seja, perdem todas as folhas que são substituídas por cachos de flores de cores intensas. São árvores de grande porte que gostam de calor e sol pleno. Floresce entre junho e novembro. A flores caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor.

Principais características da madeira considerada nobre: Muito densa e forte; Pesada e dura, difícil de serrar; Grande durabilidade mesmo quando em condições favoráveis ao apodrecimento; Alta resistência aos parasitas e à umidade;

Para maior conhecimento, seguem mais detalhes sobre as espécies mais comuns de ipês aqui no Brasil:

IPÊ AMARELO - Handroanthus ochraceus ou Tabebuia ochracea

Espécie comum na região centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, sua árvore pode alcançar de 6 até 14 metros de altura e tronco de 30 a 50 cm. Suas flores são amarelas e costumam florescer a partir do final de julho até setembro. Sua florada é exuberante e fantástica, muito utilizada no paisagismo, podendo ser considerada uma das mais belas dentre as espécies de ipês.

IPÊ BRANCO - Handroanthus roseoalba ou Tabebuia roseoalba

Esta árvore possui em média de 7 a 16 metros de altura e seu tronco de 40 a 50 cm de diâmetro, é raramente encontrada na caatinga do nordeste brasileiro, mas muito comum no sudeste e centro-oeste. Possui flores brancas, podendo ser encontradas até em tons rosados, floresce de agosto a outubro. Esta espécie se adapta bem a terrenos secos e pedregosos, também é excelente para o paisagismo em geral.

IPÊ ROXO OU IPÊ ROXO SETE FOLHAS - Handroanthus heptaphyllus ou Tabebuia heptaphylla

Possui altura média de 10 a 20 metros e corre principalmente no nordeste e sudeste do país, seu tronco tem de 40 a 80 cm de diâmetro e é revestido por casca áspera cinzenta. Suas flores são roxas e aparecem durante julho até setembro. É uma das espécies mais populares no paisagismo brasileiro, por sua beleza quando em floração, também muito utilizada na arborização de ruas e avenidas, além de reflorestamentos.

JACARANDÁ MIMOSO ROXO - Jacaranda mimosifolia

De floração muito exuberante, é uma árvore ornamental pelo porte e delicadeza de suas folhas. Uma planta de crescimento rápido que inclusive atrai os pássaros. No inverno, o jacarandá-mimoso perde suas folhas, que dão lugar as flores na primavera. A floração se estende até o início do verão. Suas flores são duráveis, perfumadas e grandes, em forma de trompete e são arranjadas em inflorescências do tipo panícula.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão