Novembro Azul vai disponibilizar 2 mil exames de PSA gratuitos para homens com mais de 45 anos

A Prefeitura Municipal de Catalão, através da Secretaria de Saúde lançou nesta quinta-feira (9) a campanha Novembro Azul. O objetivo é conscientizar os homens quanto aos cuidados com a saúde, principalmente a prevenção ao câncer de próstata.

Segundo o secretário de saúde, Fernando Netto serão realizados, gratuitamente, dois mil exames de PSA (exame de sangue), cujo índice pode apontar a incidência do câncer de próstata. “Esse é o terceiro câncer que mais mata no Brasil, por isso os homens precisam se cuidar e a atual administração está dando total apoio para a prevenção”, disse Fernando Netto.

A campanha é destinada aos homens com mais de 45 anos. Para participar, o homem precisa pegar um pedido de exame de PSA em qualquer uma das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Catalão, incluindo os distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde. Com o pedido em mãos, o cidadão deve ir até um dos quatro laboratórios conveniados e agendar o exame. Os laboratórios são: KG, BioData e os hospitais Nasser Fayad e São Nicolau.

O resultado do exame de PSA deverá ser apresentado aos médicos do SUS. Em caso de alteração, a Secretaria de Saúde fará o encaminhamento do paciente para exames ainda mais específicos, e ao devido tratamento.