Mais um Projeto da Polícia Militar é lançado nas escolas públicas municipais de Catalão

De maneira lúdica, PM vai orientar crianças por meio do PROERD KIDS

O comando do 18º Batalhão da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Catalão lançou nesta terça-feira (13) mais um importante projeto que passa a ser desenvolvido em algumas unidades escolares da rede pública municipal de ensino. Trata-se do PROERD KIDS: o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência na modalidade voltada aos pequenos, entre 6 e 9 anos de idade. O projeto contará com policiais instrutores atuando dentro das escolas e contemplará cerca de 1.500 alunos.

Um dos objetivos centrais da Polícia Militar é ensinar às crianças práticas adequadas para segurança pessoal. Esta é a primeira vez que Catalão adere à modalidade kids do programa. Nesta primeira etapa, quatro escolas do município estão sendo beneficiadas. São elas: Caic São Francisco de Assis, Escola Municipal Frei João Francisco, Escola Municipal Patotinha e Escola Municipal  Cristina de Cássia Rodovalho (Tempo Integral).

O Proerd Kids tem uma dinâmica diferente do Proerd Tradicional que trabalha com jovens. A abordagem utilizada no programa para crianças de 6 a 9 anos é mais lúdica e com uma linguagem adequada para mostrar aos pequenos, situações de risco que a faixa etária poderá enfrentar no dia a dia. É por meio desse programa que são abordados temas educativos sobre civismo, educação no trânsito e maneiras de se protegerem em determinadas situações. Para isso, a polícia utilizará cartazes. Cada um trazendo uma situação específica e oferecendo às crianças a oportunidade de identificar ou confirmar práticas adequadas a serem adotadas para a segurança pessoal. Com esses cartazes, a PM vai indicar e sugerir aos alunos também algumas regras e instruções. Vai ensinar o que as crianças devem dizer e como fazer em determinadas situações, estimulando-as a reconhecer, evitar, resistir e relatar situações que possam lhes causar problemas.

De acordo com a coordenadora do PROERD KIDS em Catalão, a Sgt Cristiane Gomes Simão, os policiais instrutores irão trabalhar uma vez por uma lição diferente com as crianças. “É um programa inédito nessa modalidade em Catalão, mas quer já existe no estado de Goiás. Nosso foco são as crianças da educação infantil. Tentaremos orientá-las acerca dos perigos que vivem rodeando nosso mundo, desde as redes sociais, a não falar com estranhos, ao amor familiar, o respeito ao próximo e coisas simples que estamos carentes hoje em dia”, destacou a policial.

O secretário municipal de Educação, Leonardo Santa Cecília, falou da novidade dessa parceria com a PM por meio do Proerd Kids nas Escolas Municipais em Catalão. “Sabemos que o Proerd já conhecido tem como foco a prevenção contra drogas e que na modalidade kids, o público é um pouco mais novo, do 1º ao 4º ano do Fundamental. Entendemos que o programa é uma extensão da educação familiar e acreditamos que com a Polícia Militar, que tem autoridade, nossas crianças terão um sentido maior de cidadania. E isso é de fundamental importância, porque sempre trabalhamos com a educação transversal, que é muito mais que ensinar português e matemática. Nos preocupamos também com a cidadania, a ética, com a educação no trânsito, com o meio ambiente, em formar futuros cidadãos que sejam preparados para lidar com situações no dia a dia e para que esses alunos tenham contato com seu colega, seu coirmão. Nossa expectativa é aproveitar essa parceria por um mundo mais fraterno e poder transformar assim a nossa cidade, o nosso país num lugar melhor para todos”, destacou o secretário. Com o lançamento do PROERD KIDS, as atividades do programa dentro das escolas já começam de imediato.

ASCOM – Prefeitura de Catalão