Mais de 650 alunos da Rede Municipal participam da formatura do PROERD em Catalão

Evento foi realizado no auditório do Cesuc que ficou lotado.

Aconteceu na manhã desta terça-feira (18), a formatura dos alunos de 5º ano de 10 escolas da rede municipal de ensino que fizeram parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Mais de 650 alunos receberam os certificados de conclusão do curso promovido pelo 18º Batalhão da Polícia Militar de Catalão.

Além dos formandos, familiares e diversas autoridades civis e militares acompanharam a cerimônia. O programa orienta crianças e adolescentes a buscarem uma vida longe das drogas e sem violência através da cooperação entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.

De acordo com o comandante da PM em Catalão, Major André Luiz de Carvalho, o objetivo principal do PROERD, esse grande projeto da Polícia Militar é orientar aqueles que ainda estão na fase de formação educacional e pessoal a buscarem um futuro melhor para si e para suas famílias, através de uma vida sem drogas e sem violência.

O secretário municipal de Educação, Leonardo Santa Cecília, falou da importância da parceria com a PM por meio do Proerd nas Escolas Municipais em Catalão. “Entendemos que o programa é de fundamental importância pois é uma extensão da educação familiar e acreditamos que com a Polícia Militar, que tem autoridade, nossas crianças terão um sentido maior de cidadania. Através dessa parceria mostramos a preocupação do município também com a cidadania, em formar cidadãos que sejam seguros de si e preparados para lidar com as mais diversas situações da vida”, destacou o secretário.

Durante a solenidade de formatura a melhor redação, entre todos os alunos das dez escolas do município, foi premiada. O tema ‘Combate às drogas’. A aluna vencedora é da Escola Municipal José Sebba.

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (Dare), surgido em 1983, em Los Angeles. O Dare é uma ferramenta utilizada no mundo inteiro no combate preventivo ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Atualmente, 58 países aplicam o programa utilizando material didático adaptado à realidade dos diferentes países.

A história do Proerd no Brasil remonta ao ano de 1992, quando o programa chegou ao nosso país, no Rio de Janeiro. No Estado de Goiás, o Programa foi iniciado em 1998. O Proerd é um programa de caráter preventivo, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, desenvolvido no Brasil pelas Polícias Militares. Em Catalão, o programa existe há mais de 14 anos.

ASCOM – Prefeitura de Catalão