Mais 60 famílias de baixa renda são contempladas pelo Programa da Prefeitura “Lote de verdade”

Beneficiados terão 18 meses para construir suas casas.

A Prefeitura de Catalão, por meio das secretarias municipais de Promoção e Ação Social, Assuntos Comunitários e Habitação, fez a entrega de mais 60 lotes para famílias de baixa renda. É o projeto “Lote de Verdade” que visa garantir o direito à moradia, dar dignidade e qualidade de vida para os mais necessitados. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (29), no auditório da sede do Poder Executivo.

Durante a cerimônia foi feita a entrega dos ‘contratos de concessão de direito real de uso’. Com a assinatura do documento, cada família contemplada terá o prazo máximo de 1 ano e seis meses para começar e concluir a construção da casa. Caso o acordo seja descumprido, seguindo o contrato, o lote volta à posse do município.

Para efetivar a doação e entrega do documento, as secretarias de Promoção e Ação Social e Assuntos Comunitários, numa ação conjunta, realizaram um criterioso levantamento sócio econômico. Entre outras exigências, além de baixa renda, a pessoa beneficiária não poderia ter qualquer imóvel registrado em seu nome. Já a secretaria de Habitação cuidou dos trâmites legais e da documentação junto ao cartório. Os lotes estão localizados no bairro Maria Amélia e Alvino Albino. Eles possuem em média de 250 m² cada.

O operador de retroescavadeira, João Batista Teixeira, foi um dos contemplados da vez. “Hoje é um dia de muita alegria pra mim. Eu passei minha vida toda querendo ser dono da minha própria casa, mas nunca tive condições. Agora, com essa ajuda da Prefeitura, do nosso prefeito e de toda sua equipe, vou poder começar a erguer as paredes da minha casinha e nunca mais pagar aluguel”, disse estampando um largo sorriso e com o documento de concessão do seu terreno já em mãos, João Teixeira.

Por sua vez, o chefe do poder executivo aproveitou para explicar que toda vez que um loteador faz um loteamento na cidade, ele destina algumas dessas áreas para o município. E são esses terrenos que estão sendo doados pela Prefeitura que está cumprindo seu papel social. “Todo mundo quer ter uma chave, um endereço. A primeira coisa que o cidadão quer é o direito de ter uma casa. E é isso que nós estamos fazendo aqui. São lotes como o próprio nome do programa diz, lote de verdade. Tudo documentado e conforme a lei. Esse ninguém toma, ninguém tira. É o melhor presente que pode ser dado por uma gestão pública”, disse Adib Elias.

Ao todo, o programa prevê a doação de 300 lotes. Com a entrega desta sexta-feira, 60 terrenos, o município já entregou 220.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão