Lançada obra de construção das casas do Evelina Nour III

O auditório da sede do Poder Executivo ficou lotado na manhã desta quarta-feira (19) em Catalão. Autoridades, representantes de entidades de classe, imprensa e comunidade em geral se reuniram para acompanhar a apresentação do projeto do Conjunto Habitacional Evelina Nour III e ainda prestigiar a assinatura do contrato que autoriza a tão sonhada construção das casas. A solenidade marcou o lançamento da obra.

O empreendimento é resultado da forte gestão da atual administração municipal que não mediu esforços para conseguir a liberação junto à Caixa Econômica Federal. A empresa Marca Registrada, de Uberlândia/MG, que está há mais de 30 anos no mercado de construção civil é a responsável pela execução dos trabalhos.

O projeto prevê ao todo 1.500 moradias populares, modernas e de alta qualidade. As casas destinadas as famílias de baixa renda não serão doadas, mas sim financiadas à população junto à instituição financeira (até 80% do valor) por meio de fontes de recursos sociais (Programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida”).

Para minimizar os custos da construtora e ajudar a comunidade na aquisição da casa própria, a Prefeitura de Catalão facilitou a transmissão de lotes institucionais, ou seja, adquiriu e doou cada um dos lotes (lotes sociais) onde as moradias serão construídas. Além disso, liberou o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), liberou o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) bem como o IPTU (imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) por cinco anos.

Foram um mil e quinhentos terrenos ao custo de R$ 15 milhões. Só que, mesmo com tudo isto, o cidadão interessado ainda deveria desembolsar cerca de R$ 15 mil como entrada no negócio. E foi aí, que a Prefeitura mais uma vez fez gestão. A administração municipal conseguiu com Ronaldo Caiado, Governador de Goiás e Eurípedes do Carmo, Presidente da AGEHAB – (Agência Goiana de Habitação) a liberação desse valor para cada moradia.

Durante a cerimônia de lançamento e assinatura do contrato, o Gerente Regional de Governo da Caixa, Wellerson Mello, fez questão de destacar a importante atuação do Prefeito de Catalão, Adib Elias. “Para a Caixa tudo isso é motivo de muita honra e satisfação. Somos agentes financeiros e sabemos que a moradia é o maior bem que a pessoa pode ter, é o que dá dignidade e tranquilidade na vida. Queremos então parabenizar pelo empreendimento aprovado na Caixa e fazer um registro ao prefeito de Catalão, pela persistência e resiliência que não aceitou um não em nenhum momento. Todos sabemos o perfil do prefeito que é parceiro e bem exigente, que exigiu o sim da caixa e também conseguiu a parceria com o governo do Estado para poder reduzir a prestação dessas moradias. Parabéns. A gente sabe que a exigência é pelo bem da comunidade”, disse ele.

Adib Elias, por sua vez, lembrou o tempo fazendo gestão e buscando meios para viabilização da construção desse conjunto habitacional. “Foram várias idas à Caixa, viagens, documentos, reuniões, conversas e muita, muita insistência. Há pelo menos dois anos nenhum empreendimento habitacional foi autorizado para nenhum município em Goiás e nós agora, finalmente conseguimos. O importante e o que queremos com tudo isso é continuar construindo um modelo de cidade e de política completamente diferente da maioria”, destacou o Prefeito de Catalão.

Sobre as casas e financiamento

As Unidades Habitacionais do Residencial Evelina Nour III terão 47,97m² e 71,29m². Elas serão edificadas em Alvenaria de concreto (método que dá maior qualidade à construção, segurança, agilidade e sustentabilidade). Terão dois quartos, sala, cozinha totalmente azulejada e banheiro (com estrutura que permite ampliação futura facilmente). As residências “prontas para morar” deverão atender à demanda de famílias de baixa renda. Interessados poderão se inscrever nas secretarias de Habitação e Ação Social, que encaminharão os cadastros à Caixa na cidade que por sua vez, fará análise dos documentos e após avaliação dará prosseguimento ao financiamento.

Com o lançamento e assinatura do contrato, o início das obras pode acontecer a qualquer momento. A previsão é de que os trabalhos comecem após o fim das chuvas com entrega das casas ainda este ano.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão.