Lançado em Catalão Projeto Cidade Segura

Câmeras de vídeo monitoramento com tecnologia de ponta serão utilizadas no combate à criminalidade. Instalação começa de imediato. Inauguração e início de funcionamento estão previstos para 20 de agosto, aniversário da cidade

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, lançou na manhã desta segunda-feira (28), o Projeto Cidade Segura: uma iniciativa inédita que utilizará da tecnologia e câmeras de vídeo monitoramento para combater a criminalidade.

O anúncio do investimento por parte do poder público municipal aconteceu num evento realizado hoje – respeitando todas as medidas sanitárias, em função da pandemia do coronavírus – com transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais da Prefeitura.

Mais de dez autoridades representando todos os poderes prestigiaram. Entre os presentes estavam: Luciano Henrique de Toledo, Juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Catalão; Jean Carlos Arruda, Delegado Regional da Polícia Civil; Promotor da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Catalão, Fábio Santesso Bonnas; Major J. Júnior, Comandante 18º Batalhão de Polícia Militar; Tenente-Coronel Warley Martins, Comandante 10º Batalhão Bombeiro Militar; Tenente-Coronel Durvalino Câmara dos Santos Júnior, respondendo pelo 9º Comando Regional da Polícia Militar; Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Catalão, Gabriel Lisboa Silva e Dias Ferreira; Jair Humberto, Presidente da Câmara Municipal; José Nelto, Deputado Federal (PODEMOS); Giovani Cortopassi, Secretário de Ciência e Tecnologia; Prefeito Adib Elias, vereadores, secretariado e imprensa.

O projeto denominado ‘Cidade Segura: Centro de Controle de Operações’ visa o monitoramento das principais vias e pontos estratégicos do município, através do vídeo-monitoramento de segurança eletrônica que fará a vigilância de pessoas e veículos. A ideia é utilizar a tecnologia de forma mais eficiente no combate à criminalidade, uma vez que as imagens obtidas através dos equipamentos além de inibir a ação de bandidos, poderão auxiliar ainda em investigações de eventuais crimes, permitindo reconhecimento facial e também de veículos envolvidos em situações atípicas.

Para isso, ao todo serão instaladas 181 câmeras em pelo menos 48 pontos na cidade, abrangendo todos os bairros. Os equipamentos são os melhores no mercado e possuem tecnologia de ponta: são 16 Speed Dome (gira 360° e faz zoom até 1km de distância); 149 câmeras Bullet (fixas, complemento da speed dome) e outras 16 câmeras Vire Focal (com zoom/específicas para placas de carro). Por meio delas, de uma sala montada no quartel do Batalhão da PM, militares farão o monitoramento 24 horas por dia - em tempo real.

De acordo com Major J. Júnior, Comandante 18º Batalhão de Polícia Militar, o espaço onde acontecerá toda operação e monitoramento já está praticamente pronto. A estrutura física está em fase de conclusão da instalação. Será chamado de Centro Integrado de Comando e Controle/CICC.

Para o Delegado Regional da Polícia Civil, Jean Carlos Arruda, o Cidade Segura “é um projeto que faz de Catalão uma cidade moderna, uma cidade do futuro. Eficaz na segurança, importante para comerciantes, população em geral, e melhor ainda para as forças de segurança que vão ter condições de responder com mais agilidade às necessidades da comunidade. Temos que parabenizar a Prefeitura e o prefeito de Catalão”.

O Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Catalão, Gabriel Lisboa, recém-chegado à cidade fez questão de comentar sobre a novidade: “Morava em Uberlândia e vejo a evolução que Catalão teve nesses últimos anos. Fiquei muito admirado quando cheguei aqui e encontrei uma cidade tão limpa, organizada e tão bonita. Parabéns prefeito pela administração admirável. Tenho prazer de trabalhar nessa cidade que agora tem projeto tão sensacional. Falando do aspecto da justiça, do judiciário, esse monitoramento irá nos trazer muita segurança na hora de decidir. Teremos elementos concretos para cumprir uma ação judicial e também conseguir efetivar nossa decisão. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou ele.

Mais uma vez presente nos eventos da Prefeitura de Catalão, o Deputado Federal José Nelto (PODEMOS), lembrou que além de infraestrutura e saúde, Catalão é também uma cidade referência em segurança pública. Ele novamente reafirmou sua parceria e trabalho por conseguir emendas e verbas para o município.

Em seu discurso, o Prefeito Adib Elias foi categórico: “Nenhuma cidade no interior do estado ou sequer em toda Goias possui tamanha tecnologia sendo utilizada a favor da segurança da população. Catalão é privilegiada. Assim como fazemos em todas as obras jamais permitiria que fossem adquiridos e instalados na nossa gestão equipamentos de segunda. Tudo que a Prefeitura faz é do melhor. O projeto é tão importante e foi tão bem estudo e trabalhado que tivemos a satisfação de receber aqui e contar com o apoio de todos os poderes e forças de segurança e salvamento”.

Investimento e início da operação

Giovani Cortopassi, Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, informou que ao todo, estão sendo investidos pela Prefeitura R$ 780 mil. Segundo ele, a partir de agora todas as câmeras e demais equipamentos serão instalados. A previsão é que o projeto comece a ser operado/funcionar em agosto deste ano, mais precisamente dia 20, data do aniversário da cidade.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão.