III Fórum Internacional de Cidades Criativas teve representante de Catalão

Evento aconteceu de 06 a 08 de dezembro em Silvânia/GO.

Catalão foi representada num importante evento no município goiano de Silvânia: foi o III Fórum Internacional de Cidades Criativas que aconteceu entre os dias 06 e 08 de dezembro. Mais de 15 cidades de Goiás, Minas, Brasília e São Paulo marcaram presença. Foram em média 200 pessoas por dia. O Fórum contou com especialistas do Brasil e do exterior (Abu Dhabi e México) onde foram abordados temas como economia criativa, gestão cultural, inovação e sustentabilidade e onde, inclusive, foram apresentados exemplos de projetos que transformaram cidades e regiões através do desenvolvimento da cultura e da criatividade.

Promovido pelo Centro de Referência em Economia Solidária e Criativa (CREARES), o Fórum serviu como um incentivo para o desenvolvimento orgânico e sustentável de várias cidades goianas que buscam o fortalecimento de uma Rede de Cidades Criativas na Estrada de Ferro e em Goiás, visando a interação e participação em decisões importantes do cidadão com o território.

Neste encontro especificamente, o grupo tratou do desenvolvimento turístico da região. A ideia foi planejar a implantação do turismo (de visitação) histórico e cultural na região da estrada de ferro com elaboração dos roteiros turísticos. O tema foi subdividido em etapas como: Linha do trem, Recursos naturais, Histórico Cultural, Rede de Hospedagem e, Alimentação e Entretenimento.

Ao final do encontro que durou três dias, após muitas palestras, atividades em grupo, discussões e troca de informações, um plano de ações com as melhores ideias foi desenvolvido e deve ser executado nos próximos meses.

Sérgio Gebara que participou levando o nome de Catalão através da Prefeitura, secretaria de Indústria e Comércio, considerou o momento de extrema importância e de grande valia. “Foi muito bom participar, tanto pelo alto nível dos palestrantes com muitos exemplos práticos de como podemos preparar as cidades para o futuro com maior qualidade de vida, bem como pela oportunidade de conhecer as experiências de diversas cidades pelo mundo nas atividades criativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse Gebara.

ASCOM – Prefeitura de Catalão