Funcional nas praças: Secretaria de Esportes leva atividade física aos bairros de Catalão

A Prefeitura de Catalão por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer tem oferecido uma novidade para a população: Funcional nas Praças, é o nome do projeto desenvolvido de graça e ao ar livre.

A inciativa é uma extensão do projeto Catalão Esportes. O objetivo é descentralizar a atividade física que antes só acontecia na sede da secretaria. Levá-la aos bairros acessibilizando o esporte para toda população.

Sem necessidade de inscrição, qualquer pessoa independentemente de sexo ou idade pode chegar e começar a se movimentar. Quase dez professores se dividem no acompanhamento e orientação das atividades funcionais que são oferecidas em dias, horários e locais alternados. Três praças já são contempladas: da Vila Mutirão (segunda e quarta-feira das 17h às 19 horas); Ipanema (terça e quinta-feira das 07h às 09 horas) e Estrela (terça e quinta-feira das 17h às 19 horas).

“Nos preocupamos em manter todos os cuidados e protocolos de segurança vigentes no momento. Assim, conseguimos levar a atividade para a população local que talvez não tem condições de pagar e até de se deslocar até uma academia. Nós trazemos o projeto e nossos professores, educadores físicos com formação, pra estar atendendo a todos. Eles montam o circuito funcional, montam as estações, os treinos e o participante ao chegar – nem precisa de inscrição, só estar com uma roupa apropriada - vai sendo orientado individualmente. Nossa equipe explica como desenvolver as atividades, acompanha na execução e correção dos movimentos. Ou seja, tudo passa pela orientação do professor”, explicou o Secretário Municipal de Esportes, Rogério Mesquita.

O Projeto Funcional nas Praças já é realizado na cidade há pouco mais de um mês. Patrícia Maria da Silva, moradora do Monsenhor Souza, já é frequentadora assídua das atividades no espaço público da Vila Mutirão. Soube da iniciativa pela mãe e pela irmã. Não perde uma aula sequer e ainda leva os filhos, quando pode. “É uma ótima oportunidade pra gente principalmente agora em tempos de pandemia quando as pessoas estão mais sedentárias. Bom pro físico e também pra mente. Momento pra gente distrair e encontrar pessoas. Além de estar próximo de casa, é um projeto gratuito que incentiva muito. Oportunidade pra quem não faz atividade, começar e pra quem já pratica, continuar. Eu gosto pelo bem-estar, movimentar deixa a gente mais disposto a realizar outras coisas”, destacou ela.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão.