Em Catalão, Campanha “Novembro Azul” será encerrada com Dia D e vários serviços

Evento acontece nesta sexta-feira com entrada gratuita.

Depois de um mês repleto de ações lembrando a importância da prevenção ao câncer de próstata, a Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria de Saúde, encerrará nesta sexta-feira (29) a Campanha Novembro Azul. O fechamento das atividades alusivas à data marcará também o Dia D criado para reforçar a importância dos cuidados com a saúde do homem. Tudo acontecerá no Centro de Convivência da Terceira Idade (Salão do CRAC) com a oferta de vários serviços gratuitos à população.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Velomar Rios, será uma manhã inteira com muitos profissionais trabalhando e oferecendo os mais diferentes tipos de serviços e atendimentos.

A programação vai além de palestras com especialistas no assunto. Terão: urologista tirando dúvidas no local; clínico geral atendendo; aferição de pressão arterial; testes rápidos (diversos), além de equipes parceiras representando UFcat (Universidade Federal de Catalão) e Rotary Clube.

“Nosso objetivo e informar, ajudar e oferecer todos os tipos de esclarecimentos para que as prevenções possam acontecer. Por isso, convidamos a todos e de modo bem especial aos homens de Catalão”, destacou Velomar Rios.

Última ação: Centro Integrado da Mulher (CIM)

29/11/2019 – 18 horas

Palestra educativa com o urologista Dr. Caio Flávio sobre Saúde do Homem, Câncer de Próstata e o Planejamento Familiar (vasectomia). Atendimentos de enfermagem e realização de exames de testagem rápida.

Entenda:

Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão) entre outros. Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante esse período para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Todos os anos, 21 países, incluindo o Brasil, preparam campanhas para levar informações, promover o assunto e os cuidados integrais com a saúde masculina.

O câncer de próstata é o mais frequente, o segundo tipo de câncer mais comum, entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, os órgãos de saúde seguem a orientação do Inca e da Fundação Saúde e criam campanhas especiais para a data, com a ideia de tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas.

Cuide-se!

ASCOM – Prefeitura de Catalão.