Doses para vacinação contra sarampo e poliomielite já estão disponíveis em Catalão

Crianças de 1 até 5 anos podem ser vacinadas mesmo se já tomaram a vacina anteriormente. Reforço será dado para quem já tomou o imunizante.

Começou hoje (6) e vai até o fim do mês (dia 31 de agosto) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. Em Catalão as doses já estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde.

Crianças que tenham entre 1 e 5 anos de idade podem receber a vacina, independentemente se já tomaram o imunizante ou não. A exceção é para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

Segundo o Ministério da Saúde a campanha tem como objetivo vacinar quem nunca foi imunizado; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas bem como dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

A campanha que acontece simultaneamente em todo o país é uma mobilização, já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde. O Dia D acontecerá em 18 de agosto, quando todos os postos de vacinação estarão abertos ofertando as doses.

Em Catalão estima-se que 5.112 crianças sejam imunizadas. Cerca de 4 mil doses da vacina contra a poliomielite e outras 3.800 de tríplice viral já estão disponíveis na cidade.

Ao todo são 14 locais diferentes para vacinação em Catalão e distritos. A sala de vacina do Centro Integrado da Mulher funciona de segunda à sexta-feira das 07 às 17 horas. Nas demais unidades de saúde o horário de atendimento vai das 07h às 11h e das 13 às 17 horas.

ASCOM – Prefeitura de Catalão