Discussões para implantação do Trem Turístico avançam em mais uma reunião na capital do Estado

Representantes de Prefeituras de várias cidades, entre elas Catalão participaram de mais uma importante reunião para tratar da implantação do projeto Trem Turístico aqui, na região da estrada de ferro. O município foi representado pelo secretário de Indústria e Comércio, Ricardo Camargo; Sérgio Gebara, assessor na secretaria e Presidente do CONTUR (Conselho Municipal de Turismo) e teve a participação também da Presidente da Fundação Cultural Maria das Dores Campos e responsável pelo museu municipal, Patrícia Castro. O evento aconteceu no último dia 25/01, no Centro de Cultura e Convenções em Goiânia.  

Os participantes foram recebidos pelo Presidente da Agência Goiás de Turismo da Região da Estrada de Ferro, para ouvir ideias e demandas, além de apresentar um plano de trabalho inicial. Na ocasião, o presidente se comprometeu a custear através da instituição 50% do projeto já que a outra metade será de responsabilidade do SEBRAE. O projeto terá total apoio do governo do estado. Entre as novidades foi dito que a locomotiva já está disponível. Ela foi doada e está no Rio de Janeiro e precisa apenas de manutenção, sendo que quatro vagões já foram restaurados e estão disponíveis. A estimativa é que o trem turístico já comece a rodar a partir de meados do mês de setembro. Em março, porém, um projeto físico financeiro será apresentado. Seguindo uma cartilha técnica, quatorze cidades estão envolvidas, são elas: além de Catalão, Bonfinópolis, Goiandira, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Silvânia, Urutaí, Vianópolis, Senador Canedo, Caldazinha e povoados de Ponte Funda e Caraíba.

As discussões do projeto e detalhes sobre a implantação seguem a todo vapor. Uma reunião técnica está marcada para acontecer em Catalão no próximo dia 28 de fevereiro, com horário e local a serem divulgados. Entre as pautas serão discutidos aspectos como quais serão os roteiros e onde a máquina ficará.

Vale lembrar que a cidade de Catalão já está devidamente preparada para receber esse importante projeto. A Estação já foi reformada, o museu restaurado e a Fundação Cultural está organizada para receber eventos na Estação.

Trem Turístico

O Trem Turístico vai passar pelas estações das cidades e povoados. A ideia é aproveitar os trilhos como saída para os problemas financeiros, aumentar a oferta de emprego e incrementar a valorização da cultura, das artes, do folclore, da gastronomia, do artesanato e da música, segundo o Presidente do Fórum do Turismo da Região da Estrada de Ferro, Valdir Antônio Rosa.

ASCOM – Prefeitura de Catalão