Dia do Socorrista é festejado em clima julino em Catalão

Comemoração foi organizada pela Secretaria de Saúde. Socorristas do SAMU, MGO Rodovias e até Corpo de Bombeiros participaram.

O Dia Nacional do Socorrista é celebrado todos os anos em 11 de julho. E foi nesta data, aproveitando o clima julino, que a Prefeitura de Catalão através da Secretaria de Saúde, promoveu uma noite especial e festiva para evidenciar a importância do trabalho desenvolvido todos os dias por estes profissionais.

O evento foi realizado na sede do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Apesar da garagem da unidade ter se transformado com típica decoração e até a comida servida remeter à tradição dessa época, o motivo da confraternização estava evidente. A noite inédita foi para comemorar a atuação, falar e ratificar a importância desses bravos e anônimos heróis. Desse trabalho humanitário, mas arriscado que exige garra, dedicação e coragem. E foi justamente por isso que não faltaram homenagens. Pacientes, pessoas que já foram atendidas e até mesmo aquelas que já passaram por algum tipo de capacitação em técnicas de primeiros socorros, homenagearam os socorristas do SAMU. Representantes da MGO Rodovias e até do Corpo de Bombeiros participaram.

Atualmente, 35 socorristas atuam no SAMU Catalão. Entre os profissionais estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutor (motorista). A unidade está em funcionamento na cidade desde novembro de 2010.  Cerca de 300 atendimentos são realizados mensalmente. Destes, as principais chamadas são para casos de dor e pelo menos 30% dos atendimentos são ocorrências de trauma (acidentes de trânsito/motos).

De acordo com a chefe do SAMU, Sabina Borges, essa comemoração realizada pela primeira vez em Catalão, foi muito mais que um momento de confraternizar. Foi a oportunidade de levar familiares, amigos e parceiros para dentro da unidade e, mostrar o quão importante é o trabalho de quem se dedica colocando em risco a própria vida.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Velomar Rios, “foi uma simples, mas justa homenagem. Homenagem mais que merecida a todos aqueles que muitas vezes deixam suas famílias e vidas de lado, para salvar a dos outros. Parabéns a todos socorristas por tudo o que fazem para resguardar vidas, aliviar dores e dar um mínimo de dignidade para quem está ali ferido, sangrando, precisando rapidamente de ajuda".

Quem são os socorristas?

Os socorristas são profissionais com formação em medicina, enfermagem, técnico de enfermagem e, no caso dos condutores (motoristas) das ambulâncias, é exigido um curso específico de direção.

Eles costumam ser os primeiros a chegar ao local de um acidente ou emergência. Esses profissionais são responsáveis por prestar os primeiros socorros e levar os pacientes até uma unidade de saúde.

Parabéns Socorristas

A Prefeitura de Catalão parabeniza estes profissionais, em especial os que atendem nossa cidade e região, pela dedicação e pela satisfação que os mesmos trabalham salvando vidas com agilidade e preparo.

Por Fabryne Obalhe

ASCOM – Prefeitura de Catalão